Aposentadorias precoces causam perdas econômicas

A perca econômica anual é de 0,6% do PIB

Um estudo recente realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) apontou que as aposentadorias precoces causam perdas bilionárias ao país. Com base nos dados calculados, a perda econômica anual com as aposentadorias precoces é de 0,6% do Produto Interno Bruto (PIB), o equivalente a R$ 32 bi.

Os pesquisadores afirmaram que há uma queda significativa na produção e produtividade com o incentivo existente de aposentadorias precoces.

Para estimar as perdas econômicas com a aposentadoria precoce, os pesquisadores utilizaram os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), que indicam haver no país 1,9 milhão de pessoas que declaram estar aposentadas em idades abaixo de 65 anos para os homens e 55 anos para as mulheres.

A primeira perda econômica calculada no estudo, é que as pessoas deixam de produzir, por sair do mercado de trabalho. O estudo pontuou ainda que no grupo de aposentados precoces, a taxa de ocupação (percentual de pessoas que trabalham) é de 38,8%, enquanto o esperado seria de 86%, se não houvesse a aposentadoria.

 

Previdência Social