Após reforma da Previdência, INSS faz ajuste em sistemas

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está atualizando os seis sistemas de concessão, manutenção e pagamentos de benefícios previdenciários (Prisma, Sibe, Sabi, Plenus, Sispagben e SUB), para adequação à Emenda Constitucional N°103, que modificou o funcionamento da Previdência Social. 

O texto base foi aprovado pelo governo no dia 22 de outubro de 2019, também está em atualização o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), base de dados que guarda as informações de todos os contribuintes da previdência social. 

“No momento”, diz nota divulgada pelo INSS, “estão habilitados para operação os sistemas para concessão de salário-maternidade, auxílio-doença, auxílio-reclusão, benefícios de prestação continuada ao idoso e à pessoa com deficiência e a pensão especial destinada a crianças com microcefalia decorrente do Zika Vírus”. Esses benefícios somam mais da metade de toda demanda de segurados recebida diariamente pelo INSS.  

Para quem já possui direito adquirido antes da publicação da emenda, a análise do requerimento, feitos conforme as regras anteriores, seguirá normalmente. 

*Com informações Agência Brasil 

Previdência Social