Apenas quatro assembleias estaduais divulgam dados sobre salários de servidores

Um levantamento da Transparência Internacional Brasil divulgado na última quarta-feira (25) sobre o Legislativo de todos os estados brasileiros mostrou que somente quatro Assembleias Legislativas divulgam dados de forma completa e nominal sobre os salários dos servidores públicos de forma mensal: Ceará, Espírito Santo, Goiás e Rio Grande do Sul.

Esses quatro estados tiveram a nota máxima de avaliação. Por outro lado, Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba e Pernambuco zeraram na pesquisa.

Cinco critérios foram avaliados: dicionários, documentação ou elemento explicativo dos dados; acesso gratuito às bases e publicados com licença aberta; dados legíveis por máquina; possibilidade de download; e série histórica.

“A questão de divulgação do salário sempre foi sensível. Identificamos falhas na divulgação, com dados não atualizados, poucos dados ou dados incompletos”, afirmou Maria Dominguez, Coordenadora do Programa de Integridade e Governança Pública da Transparência Internacional Brasil.

Segundo a entidade, a importância da avaliação da transparência está em inibir (ou descobrir) casos de corrupção, como a chamada “rachadinha”.

*Com informações do G1

Previdência Social