Apenas 8% dos brasileiros pouparam para investir no ano passado

Do início do ano passado para agora diminuiu de 56% para 8% o percentual de brasileiros que tinham o interesse para investir nos 12 meses seguintes. A informação consta em uma pesquisa feita pela Associação das Empresas do Mercado Financeiro (Anbima).

Na prática, além da baixa capacidade de poupança, o levantamento evidencia uma certa confusão em torno da noção do que é ou não é uma aplicação financeira. Quando questionados apenas se ao longo de 2018 realizaram algum investimento, 25% dos entrevistados disseram que sim. No entanto, instigados a detalhar o destino desses recursos, 17% relataram aportes em bens duráveis, como carros e imóveis, reformas residenciais e até a abertura de uma pequena empresa. 

Entre os 8% que efetivamente destinaram recursos para produtos do mercado financeiro, o estudo aponta para uma baixa diversificação. Dos entrevistados, mais de 80% dos que investiram no período (5,6% do total dos brasileiros), optaram pela caderneta de poupança, um produto que, no ano passado, acumulou retorno de 4,55% ao ano, ante 15% da Bolsa de Valores.

A pesquisa entrevistou 3.452 pessoas em todo o Brasil, distribuídas em 152 municípios com a população ativa, inativos que possuem renda e aposentados das classes A, B e C, a partir dos 16 anos.

 

     

Previdência Social