Anvisa alerta sobre adulteração de frascos de vacina 

Avisa solicita que os aplicadores de vacina observem se os frascos mantêm as características originais e os dispositivos de segurança intactos 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alertou as secretarias estaduais de saúde e às diretorias/superintendências estaduais de Vigilância Sanitária sobre a possibilidade de adulteração de frascos da vacina CoronaVac. 

De acordo com a Anvisa, desde maio técnico investigam um possível episódio de falsificação, notificando no estado do Maranhão. Durante a investigação, o Instituto Butantan foi contatado para avaliar o produto suspeito, confirmado que este não mantinha mais suas características originais. 

De acordo com a apuração, houve reaproveitamento de um frasco vazio de CoronaVac para introdução de um líquido diferente do da vacina dentro do recipiente, bem como o uso de uma cola para fixar o lacre de alumínio à tampa.

A Anvisa solicita que os aplicadores de vacina observem se os frascos mantêm as características originais e os dispositivos de segurança intactos.

A Agência recomenda, ainda, que os frascos sejam inutilizados após esvaziados e que qualquer irregularidade seja comunicada à Anvisa via Notivisa.

*Com informações, Jornal de Brasília 

Previdência Social