Ansiedade: como controlar? A Anasps te ajuda

Confira as dicas e tenha uma vida tranquila

A ansiedade ou os transtornos de ansiedade são um conjunto de doenças psiquiátricas marcadas pela preocupação excessiva de que algo ruim vai acontecer. E pode gerar sintomas físicos e psicológicos, como sensação de falta de ar, aperto no peito, tremores, entre outros.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 264 milhões de indivíduos vivem com transtorno de ansiedade no planeta. O Brasil lidera o ranking, com 9,3% da população.
Veja algumas dicas para te ajudar a controlar a ansiedade e não deixá-la tomar proporções maiores:
Aprenda a controlar sua respiração
A respiração é um dos pontos mais importantes quando falamos de ansiedade. O controle da respiração tem a capacidade de induzir ou acabar com uma crise de ansiedade.
Organizar sua rotina diariamente
A organização é a maior inimiga da ansiedade. Procure colocar as coisas num papel ou cronograma para enxergar o tamanho real de seus afazeres.
Respeitar suas limitações
Respeite suas limitações. Uma atitude que pode ajudar a superar este sentimento é pedir a ajuda de um psicólogo, amigos ou familiares, que podem ajudar a pessoa a ficar mais tranquila.
Não negligenciar o seu sono
Não deixe seu sono para segundo plano. Organize suas horas de sono, deixe o ambiente confortável, de preferência escuro e silencioso para dormir, e evite consumir muitos alimentos ou realizar atividades físicas logo antes de dormir.
Meditar
A meditação ajuda muito no controle da ansiedade. Hoje, é possível ver vídeos para auxiliar você na meditação, bem como contar com aplicativos e podcasts para realizar meditação guiada.

Previdência Social