ANS divulga dados dos atendimentos das ouvidorias das operadoras

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou, na manhã da última segunda-feira (02), o Relatório do Atendimento das Ouvidorias 2024, ano-base 2023, (REA Ouvidorias- 2024), que traz dados referentes às ouvidorias das operadoras de planos de saúde ao longo do ano de 2023.

No documento, estão os temas das manifestações dos beneficiários e as recomendações feitas nos processos. O estudo conta com os seguintes tópicos: histórico; análise descritiva dos dados contidos nos formulários e de bases exclusivas da ANS; séries históricas dos indicadores mais relevantes; e discussão sobre os achados desta edição. 

O relatório dá subsídios para que a as operadoras de planos de saúde implementem melhorias no atendimento prestado aos consumidores e até mesmo para que a ANS aprimore a regulação.  Ou seja, é um instrumento de transparência pública, que auxilia com fundamentos a tomada de decisões pelos gestores das operadoras. As ouvidorias devem ser comprometidas com a percepção do consumidor sobre a qualidade dos serviços prestados para que se possa garantir um trabalho de excelência”, disse João Paulo Araújo, ouvidor da ANS.

O relatório revela ainda que:

  • 94,9% de operadoras ativas possuem ouvidorias cadastradas junto à ANS;

  • 92,4% das operadoras com ouvidoria cadastrada na ANS enviaram o formulário preenchido do REA-Ouvidorias 2024;

  • 36,3% das operadoras respondentes informaram ter recebido Requerimento de Reanálise Assistencial em 2023 (instrumento ao qual o beneficiário pode recorrer quando tem um procedimento negado por sua operadora). Este é o maior percentual dos últimos anos;

  • 88,5% das ouvidorias respondem demandas em até 7 dias úteis;

  • 70,2% das operadoras que enviaram os dados informaram ter recebido manifestações próprias de ouvidoria em 2023. 

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