Ano II, Edição n.º 15

ANASPS APRESENTA SUA CHAPA PARA AS ELEIÇÕES DO CONAD
Estão se aproximando as eleições para o Conselho de Administração da GEAP. Serão realizadas nos dias 21 e 22 de junho próximos. A ANASPS tem a sua chapa e pedimos aos nossos associados que nos ajudem a vencer mais essa eleição para o CONAD, como representantes dos servidores do INSS.
Para votar – é importante que todos os associados votem – será preciso levar a carteira funcional, com a matrícula no SIAPE, e a carteira da GEAP, com a matrícula.

NOSSA CHAPA 
Titular: Leide Câmara- desde 1975 no INSS, tendo atuado em diversos programas sociais desenvolvidos pelo Centro de Serviço Social e de Atividades Previdenciárias. Presidente do Conselho de Representante Regional da GEAP no Rio Grande do Norte, eleita na época de crise por falta de hospitais para atender os assistidos. A crise foi resolvida através de um trabalho de parceria do CRR / Entidades de Classe junto à GEAP. Como representante do Rio Grande do Norte, vem participando da campanha nacional de fortalecimento dos CRR’s. e da GEAP.
Suplente: Elienai Ramos Coelho – desde 1975 no INSS, na área de recursos humanos, participando das equipes que fizeram a Transição do INPS / SINPAS e INSS.

NOSSA MISSÃO 
Qualificar e ampliar o atendimento da GEAP;

NOSSOS PROPÓSITOS 
Fortalecer a GEAP resgatando a sua credibilidade junto aos assistidos / conveniados.

NOSSOS OBJETIVOS
Informar e esclarecer aos usuários o funcionamento da GEAP considerando a sua área de atuação, tanto no pecúlio como assistência médica, para que os assistidos possam melhor utilizar os seus serviços.

NOSSAS RAZÕES
“Nós criamos a Patronal, nós queremos a GEAP e a defendemos, como se fosse exclusivamente nossa ! A GEAP continua sendo indispensável, e queremos que ela ofereça um atendimento digno e de qualidade às nossas famílias”

NOSSAS PROPOSTAS PRIORITÁRIAS (Pelas quais vamos à luta)
1- Campanha para efetivação de Agregados;
2- Retorno do empréstimo pessoal para os Assistidos;
3- Financiamento para compra de óculos;
4- Melhoria do Atendimento Dentário;
5- Criação do Cartão da GEAP para Atendimento de Urgência em todos os Hospitais;
6- Instituição do Auxílio Creche para filhos de Assistidos, até dois anos;
7- Instalação de um Posto Avançado de Atendimento da GEAP dentro do INSS;
8- Instituição de Financiamento para compra de Remédios, com pagamento através do Cartão GEAP;
9- Criação por convênio de uma Rede para aquisição de medicamentos de uso contínuo;
10- Ampliação da Rede prestadora de serviços nas cidades do interior.
NOSSAS PROPOSTAS (Pelas quais não fugiremos à luta)
1- Ampla divulgaçãodo Pecúlio, inclusive sobre as aplicações financeiras;
2- Extensão do cartão magnético a todas as cidades em 2001/2002;
3- Maior controle de qualidade na prestação de serviços por hospitais e ambulatorios;
4- Instituição do Auxilio Funeral através de Pecúlio
5- Criação de um serviço de atendimento da GEAP através do 0800 e Internet;
6- Instituição de um programa nacional indicando os melhores centros para cirurgias eletivas,
7- Instituição de um programa para atenção especial aos idosos;
8- Promoção de ajustes de gestão para redução dos custos operacionais;
9- Cobrar aos que devem à GEAP.
10- Manter as contribuições em padrões aceitáveis para os servidores, há seis anos sem aumento.

COMISSÃO ORGANIZADORA DO VI ENACRER APRESENTA RELATÓRIO FINAL –
 Com mais de 100 páginas, foi apresentado o Relatório Final ao CONAD, do VI ENACRER, acontecido em Brasília, nos dias 27, 28 e 29 de março do corrente. Nele a Comissão Organizadora do Evento, relata os acontecimentos e acata sugestões: tais como Promover abaixo assinado junto aos servidores do MPAS, INSS, DATAPREV e demais patrocinadora, colocando suas manifestações de permanência da GEAP como EFPP, dentre vários outros pontos abordados. O CRR de todos os estados terão oportunidade de ler, pois está sendo encaminhado na íntegra para cada regional o referido relatório.

PROPOSTAS DE CURTO PRAZO ORIUNDAS DO VI ENACRER – 1.Instituir um grupo de trabalho composto por Superintendências que já desenvolvem Programas de Prevenção junto a clientela da 3º idade, para que seja criado Projeto Nacional, a ser implantado em todas as Superintendências.
2. Viabilizar junto as Patrocinadores a impressão no contra – cheque de todos os clientes GEAP o slogan do VI ENACRER – “GEAP QUEM CONHECE DEFENDE”.
3. Programar um Seminário específico sobre o Pecúlio nas Superintendências e Representações.
4. Reparar a deliberação que quebra a solidariedade ao estabelecer taxas diferenciadas para as Patrocinadoras.
5. solicitamos que o CONAD após análise, envie aos CRR ‘s cópias dos Relatórios do Conselho Fiscal.
GEAPFAMILIA – PLANO DE AGREGADOS – Informamos que a Diretoria Executiva da GEAP recebeu comunicado da Secretária de Previdência Complementar, do Ministério da Previdência e Assistência Social, não se opondo à implantação do GEAPFamilia.
Assim sendo, a Diretoria Executiva e demais áreas técnicas estão reunidas para, que em um curto espaço de tempo, orientar a todas as SUPES e REPRES para rápido funcionamento do Plano.

COMUNICADO GERAL DA DIREX – Aberta a reunião ordinária do mês de maio, do CONAD, o Diretor Executivo da GEAP. em seu comunicado geral, informou das reuniões que teve com Dr. Augusto Viveiros, Chefe de Gabinete do MPAS e com Dr. José Cechin, Secretário Executivo do MPAS.. Ambos manifestaram opinião de que a GEAP está trilhando o caminho correto, e que o Ministro de Estado do MPAS, vê, em sua ótica, a GEAP como uma EFPP, mas ressalta que ela também é operadora de planos de saúde. Informaram, também, que o GEAPFamília está em fase de aprovação, faltando apenas o aval da SPC. Teceram comentários sobre o tamanho do CONAD, mas que com os PL´s aprovados , dentro de um ano o CONAD deverá adequar-se a nova Legislação, sendo reduzido para seis membros. Na reunião com Dr. Cechin, que se fez acompanhar do Dr. Glaucius, Consultor Jurídico do MPAS, informou que dependendo das diretrizes do Ministro, a GEAP continuaria como tal, ou seja uma EFPP. Falou-se que depois do aval da SPC, a GEAP poderia implementar os GEAPFamilia. O Diretor Executivo, nominou as Patrocinadoras que já repactuaram os seus Convênios para implementação do novo percapita, São elas: Geap, Ministério da Justiça, Ministério da Previdência e Assistência Social, Universidade Federal da Paraíba e Fundação Nacional do Índio e DATAPREV. Informou ainda que a repactuação com MRE, está em fase conclusiva.

CITIBANK AGENTE CUSTODIANTE CENTRALIZADOR DOS ATIVOS DA GEAP 
A Nota Técnica apresentado pela DIREX, tem por finalidade solicitar autorização do CONAD, para a contratação do CITIBAK, como Agente Custodiante Centralizador dos Ativos da GEAP. A solicitação em foco, teve origem no disposto na Resolução n° 2.720, de 24 de abril de 2000, art. 12, do regulamento do Banco Central, onde estabelece que as entidades fechadas de previdências privadas tem a obrigatoriedade de contratar pessoa jurídica, credenciada na Comissão de Valores Mobiliários – CVM, para exercício das atividades de custódia e liquidação dos ativos. Após acirrado debate, ficou demandado que o Conselho Fiscal fizesse uma avaliação e desse parecer. Na próxima reunião ordinária o CONAD estudará o assunto. A Legislação em vigor, art. 55, da Resolução do Banco central n° 2.829, de 29 de março de 2001, reitera a necessidade de Contratação dos serviços do agente custodiante, e fixa um prazo de 90 (noventa dias) para seu cumprimento.

ULTIMA APRESENTAÇÃO DO CRR NESTA GESTÃO DO CONAD 
Com várias reivindicação, assim foi marcada a presença dos representantes do CRR´s, que em sua ultima apresentação no CONAD. O Conselheiro Aguimarães Rodrigues de Souza, Representante do CRR do Estado do Tocantins, que em sua explanação foi bastante sucinto , disse que são poucos os problemas na sua jurisdição, e quando surgem, são resolvidos na própria SUPES. O segundo a falar foi o Sr.Cosme Tavares de Carvalho, representante do CRR do Estado de Sergipe, que solicitou que seja dado prioridade na contratação da UTI volante, uma vez que já se pleiteia há muito tempo esse tipo de serviço. A Sra. Maria Leide Câmara de Oliveira, Representante do CRR do estado do Rio Grande do Norte, informou que a SUPES daquele estado é composta por 11.200 clientes, estando a maior parte, cerca de 70% na capital e que o estado está classificado em oitavo lugar em número de idosos e por isso requer uma atenção especial. Apresentou várias sugestões, entre elas, que seja feita rigorosa fiscalização nos hospitais e análise cuidadosa nos descredenciamentos. Elogiou a participação da Conselheira do CONAD, Martha Betânia, em um Fórum, no Rio Grande do Norte. Após apresentação dos Conselheiros Regionais, o Diretor Executivo, respondeu aos questionamento e encaminhou as diretorias os pleitos dos Conselheiros do CRR s.

ATENÇÃO –
 Enquanto a ANASPS busca a implantação o Plano de Carreiras, Cargos e Salários-PCCS, a criação da Gratificação de Desempenho de Atividades Previdenciárias, a melhoria salarial dos servidores públicos, a profissionalização dos servidores do INSS e a preservação da GEAP, com mais e melhor atendimento, algumas entidades se preocupam em fazer moções contra a ANASPS. Nossos adversários estão se desesperando.

Previdência Social