Anasps visita presidente da Câmara e propõe incluir Carreira do Seguro Social como Carreira Típica de Estado

A Anasps representada por seu presidente, Alexandre Barreto Lisboa, realizou a 1ª visita formal ao novo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). O momento serviu para a troca de experiências e debates de assuntos que envolvem os servidores públicos. Também participaram da reunião, o presidente do INSS, Leonardo Rolim, e o deputado Estadual do MDB de Alagoas, Ronaldo Medeiros.

A reunião ampliada teve como objetivo romper barreiras e estreitar laços, bem como, solicitar benefícios aos servidores do INSS.

Todas as temáticas em discussão têm como base, a PEC 32/20 da reforma administrativa, que dá um tratamento diferenciado aos servidores que forem incluídos como Carreira Típica de Estado. Na oportunidade foi apresentada uma proposta de inclusão da Carreira do Seguro Social como Carreira Típica de Estado, desejo da Anasps há anos e que pode se tornar realidade.

É necessária a defesa de uma Carreira Típica de Estado para trabalhadores do INSS, pela atividade que realizam”. Precisamos valorizar o serviço prestado por esses servidores”, diz Alexandre Barreto, presidente da Anasps.

O projeto foi bem recebido pelo dirigente da Casa, que se propôs a analisar a sugestão da Anasps, por considerar a relevância dos serviços prestados.

Portanto, sabendo que os servidores da carreira do Seguro Social não se incluem como Carreira Típica de Estado, a intenção da Anasps é conquistar o reconhecimento dos profissionais. Pois, o Técnico de Seguro Social possui grandes responsabilidades, como a da tomada de decisões para a concessão ou negação de benefícios, solicitação de documentos, entre outros pontos.

A luta continua

Há 28 anos lutando em defesa do servidor público, em especial o da Previdência, a Anasps se mantém preocupada com a categoria, e sua estabilidade, visando garantir que seus direitos não sejam retirados.

Continuaremos firmes em defesa daqueles que prestam um serviço de qualidade e com dignidade, evitando retrocessos cruéis aos direitos já adquiridos. Ainda serão definidos quais cargos serão incluídos na proposta em tramitação no Congresso. Mas a Anasps permanece confiante e com uma assessoria parlamentar dedicada em acompanhar e dar sustentação a PEC 32/20, bem como no envio de emendas que visam garantir a carreira do Seguro Social como Carreira Típica de Estado.

Seguimos confiantes no avanço da proposta.

Previdência Social