Anasps participa de seminário sobre “Os desafios da atuação no Terceiro Setor”

Byanca Guariz 

 

Com auditório lotado, a Anasps representada por seu presidente, Alexandre Barreto Lisboa, participou na manhã de hoje (23) do seminário “Desafios na atuação do Terceiro Setor: Filantropia, Previdência e Tributação”. Uma iniciativa para que os estudantes do curso de Direito e Contabilidade, possam conhecer mais sobre as ações do Terceiro Setor. 

O evento foi realizado pelo Nepats – Núcleo de Estudos e Pesquisas Avançadas no Terceiro Setor, no auditório da Universidade Católica de Brasília (UCB) com apoio da Anasps, Faculdade Anasps, representantes da Fundação Paiva Netto e Assis Chateaubriand, membros do Ministério Público e professores.

Na abertura do evento o renomado procurador do Distrito Federal, José Eduardo Sabo Paes, fez suas considerações reafirmando a necessidade de se existir o Compliance no Terceiro Setor. De acordo com o procurador as entidades do Terceiro Setor devem estar alinhadas com as normas que envolvam suas atividades, a fim de garantir ética e transparência aos serviços prestados.

Para o presidente da Anasps, Alexandre Barreto Lisboa, a discussão desses temas se faz muito importante em razão do atual cenário brasileiro de reformas e mudanças. “Nesse momento de reforma da Previdência, de grandes discussões com a sociedade é muito oportuno esse evento. Parabenizo a todos pela realização”, disse. 

Ainda no encontro o professor de Direito Previdenciário e servidor do INSS, Moíses Moreira, destacou os pontos mais prejudiciais da reforma da Previdência ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS).  Em sua breve apresentação, regras mais duras e impactantes na vida dos trabalhadores brasileiros da iniciativa privada, aprovados na noite desta terça-feira (22), pelo Congresso, foram destacadas. 

Moises deu dicas de como garantir uma vida mais tranquila, após a tão sonhada aposentadoria. Solicitando aos presentes que, cuidem da vida laboral, desde o início ao mercado de trabalho, bem como, a utilização dos meios tecnológicos disponíveis pela maior distribuidora de renda do país, Previdência Social, para garantir os devidos benefícios.

O cronograma do dia abordou temas importantes para o setor, como, Unidades Tributárias: considerações e principais aspectos; Reforma da Previdência (PEC Paralela) e riscos da perda da imunidade tributária das entidades filantrópicas; Mudanças previdenciárias o que nos aguarda?. 

 

 

 

Previdência Social