Anasps participa de assinatura de acordo entre INSS e Detran-RJ

Parceria prevê o cruzamento de dados para identificar ações fraudulentas e evitar o pagamento de benefícios irregulares
Byanca Guariz

 

A segunda semana do mês de julho foi movimentada e reservou a adoção de novas medidas no combate às fraudes em benefícios previdenciários.

Nesta quinta-feira (11), a diretoria da Anasps, representada por seu presidente Alexandre Barreto Lisboa, e o vice-presidente, Paulo César Régis de Souza, participou da assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com o Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ), evento que aconteceu no Rio de Janeiro. O tratado foi firmado entre o presidente do INSS, Renato Rodrigues Vieira, o gerente-executivo da agência Rio-Centro, Caio Figueiredo, e o presidente do Detran no RJ, Luiz Carlos das Neves.

Com o acordo, o Detran-RJ irá disponibilizar todo o seu banco de dados com aproximadamente 25 milhões de informações biográficas e biométricas da população do Rio de Janeiro.

Através do cruzamento de dados da Previdência Social com o Detran, o INSS vai identificar, ações fraudulentas, e evitar pagamento irregular de benefícios. 

A estimativa é que, com a assinatura do acordo, o INSS aumente entre 1% e 2% na detecção de possíveis irregularidades. A economia esperada é de até R$ 200 mi por ano. 

De acordo com o presidente do INSS, o projeto agregará a qualidade na busca das fraudes. “A parceria com o Detran-RJ confere ao INSS importantes insumos no combate à fraude no requerimento de benefícios previdenciários. O intercâmbio eletrônico de informações entre órgãos públicos, além de aumentar a rigidez no controle interno prévio à concessão de benefícios, contribui para a simplificação e desburocratização, na medida em que praticamente se elimina a necessidade de troca de informações por ofícios ou outros instrumentos ultrapassados e ineficientes, agora substituídos pela interoperabilidade de nossos sistemas”, disse. 

Inicialmente o projeto piloto que teve início no RJ, irá abranger apenas a Gerência Executiva Centro, que engloba as agências da região de Centro, Maracanã, Copacabana, São Cristóvão, Barra da Tijuca, Méier, Dell Castilho, Tijuca, Jacarepaguá e Cosme Velho. A expectativa é que o acordo se estenda a nível nacional.

 

Sobre o projeto

A parceria INSS/Detran, surgiu através de iniciativa do servidor da Gerência-Executiva Centro-RJ, Rafael Godoi, com o objetivo de identificar as ações fraudulentas e evitar o pagamento de benefícios irregulares. 

Em entrevista exclusiva à Anasps TV, Rafael destaca a importância do projeto e o reconhecimento do mesmo.

“É um orgulho para mim ver um projeto meu, ser colocado em prática, ser aceito pelo Governo Federal. Teremos números satisfatórios futuramente. É o orgulho de ajudar a sociedade de uma forma geral. Eu costumo dizer que o projeto não é meu, é um projeto do Brasil, do cidadão brasileiro, que inúmeras vezes tem o seu benefício não garantido em função de determinados indivíduos que se passam por outras pessoas para angariar recursos financeiros”, disse. 

 

Previdência Social