Anasps marca presença na posse dos novos parlamentares

Nesta quarta-feira (1º), os 513 deputados federais eleitos em outubro de 2022 tomaram posse.

Essa é a data do início da 57ª legislatura do Congresso Nacional, que termina em 31 de janeiro de 2027. A sessão foi realizada no Plenário da Câmara dos Deputados.

Os deputados de cada estado e do Distrito Federal foram chamados individualmente para prestar o juramento, que consiste na seguinte declaração: “Prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”.

Já no Senado Federal, tomaram posse 27 senadores, também eleitos nas eleições de 2022. Os mandatos são de oito anos e vão até fevereiro de 2031. Entre os empossados, cinco foram reeleitos e quatro ocupam cargos de ministros do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Eles passarão a exercer atribuições exclusivas do Senado, como aprovação de empréstimos internacionais e da indicação de autoridades.

A Assessoria Parlamentar da Anasps marcou presença na cerimônia e está preparada para defender, por mais uma legislatura, os interesses dos associados.

A Associação já está na luta pelos direitos dos servidores há mais de 30 anos, e continuará na batalha para que o serviço público e seus funcionários sejam valorizados de forma verdadeira e adequada.

Além disso, a Associação também promove ações sociais, como a preocupação em promover inclusão para pessoas com deficiência. Nesse sentido, em entrevista exclusiva à Anasps, o deputado Murilo Galdino (Republicanos-PB) disse que uma das suas pautas prioritárias será a das crianças com Transtorno do Espectro Autista: “Nós temos vários centros de tratamento para crianças autistas que fizemos em Campina Grande e vamos tentar expandir isso para o estado inteiro”, declarou.

O parlamentar recém-empossado também defenderá o municipalismo: “Vamos tentar trazer os recursos para mais perto dos cidadãos, reforçando os municípios para que possam gerar mais desenvolvimento nas cidades pequenas”.

A segurança pública será uma das pautas do deputado Fred Linhares (Republicanos-DF), que apontou a falta de efetivo policial no Distrito Federal: “Nós temos uma polícia muito defasada, tanto a Polícia Civil quanto a Polícia Militar. Hoje, nós temos ao menos três milhões de habitantes aqui no Distrito Federal, para apenas dois mil policiais na rua todos os dias. A nossa Polícia Civil é a 14ª em pagamentos salariais; nós já fomos a mais bem paga do Brasil. Temos que melhorar, e muito, a nossa Polícia Civil. O equipamento para a polícia de Brasília também está bem ruim, então acredito que, se melhorarmos mais a polícia, teremos mais chances de diminuir os crimes aqui no nosso DF, que são crimes de oportunismo”.

O parlamentar defendeu a manutenção do Fundo Constitucional do Distrito Federal e afirmou que há necessidade de concursos públicos regulares para as polícias do DF: “O que temos que fazer mais em Brasília são concursos. Nós temos que fazer mais concursos e temos que fazer já, porque hoje, para conseguirmos formar um policial militar, para ele sair da prova dele, no momento da aprovação, até ele sair na rua, já se passou um ano. Temos que fazer concursos recorrentes para isso, temos que ter o Fundo Constitucional e, mais do que isso, temos que ter verba federal para podermos colocar esse pessoal para trabalhar”.

Ainda, vale ressaltar que na quinta-feira (2), às 15h, haverá uma sessão solene para inaugurar os trabalhos legislativos da nova legislatura.

Murilo Galdino (Republicanos- PB)

Vander Loubet (PT-MS)

Washigton Quaquá (PT-RJ)

Aliel Machado (PV-PR)

Amanda Gentil (PP-MA)

Fred Linhares (Republicanos-DF)

Danrlei de Deus Goleiro (PSD-RS)

Hugo Motta (Republicanos-PB)

Confira a lista dos deputados empossados.

Veja a lista completa de senadores empossados.

 

Previdência Social