Anasps informa: servidores do INSS retornam ao trabalho nesta sexta-feira após acordo com governo

Após 114 dias de greve, iniciada em 16 de julho, os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retornam ao trabalho nesta sexta-feira (8). O fim da paralisação foi formalizado em acordo assinado na quarta-feira (6) entre a Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) e o INSS.

O acordo prevê quatro medidas principais: a retirada do código de falta injustificada dos grevistas, o reconhecimento oficial da paralisação com a volta do código de greve, a compensação das horas não trabalhadas e a participação da Fenasps nos comitês de acompanhamento.

Embora o movimento já tivesse sido juridicamente encerrado após a assinatura de um acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef/Fenadsef) em setembro, foi apenas com o entendimento da Fenasps que a greve foi finalizada de fato.

O retorno ao trabalho ocorrerá em todo o país, com a expectativa de normalização dos serviços prestados pelo INSS nas próximas semanas.

Veja o que disseram o presidente do INSS, Alessandro Stefautto, e a representante dos servidores da Fenasps, Thaíze Antunes, após a assinatura do acordo, em entrevista exclusiva à Anasps. Confira clicando no link: https://www.anasps.org.br/greve-dos-servidores-do-inss-acordo-com-a-fenasps-e-assinado-nesta-quarta-feira-anasps-acompanha/.

Previdência Social