Anasps informa: PREVBarcos do Pará iniciam atendimentos em 2025

A partir de 17 de fevereiro, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) dará início ao calendário de atendimento dos PREVBarcos, unidades itinerantes da Previdência Social que realizam atendimentos junto às comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas da região Norte do país.

No Pará, os PREVBarcos das unidades de Santarém e Belém iniciam a navegação a partir do dia 17, com previsão de término em meados de julho. Ao todo, 36 municípios receberão a embarcação.

O PREVBarco de Belém vai iniciar os atendimentos no município de Igarapé-Miri, entre os dias 17 e 21 de fevereiro, com previsão de atender 13 municípios. Entre eles, três estão no ranking dos municípios com o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil: Melgaço (1°), Bagre (8°) e Portel (13°), todas no arquipélago do Marajó (PA).

Já a unidade de Santarém começa os trabalhos em Porto de Moz, também entre os dias 17 e 21, atendendo um quantitativo estimado de 19 municípios. Entre eles, o município de Aveiro (PA), cuja população conta com 17,54% de indígenas, e as comunidades quilombolas de Cachoeira Porteira e de Boa Vista, em Oriximiná (PA).

Previdência Social