Anasps informa: LideraGov reservará vagas para negros, pessoas com deficiência, trans, indígenas e quilombolas

O LideraGOV, programa de formação de líderes na administração pública federal, chega à sua quinta edição com uma proposta voltada para a inclusão e promoção da diversidade. O edital foi publicado na última segunda-feira (06/01) no site da Fundação Escola Nacional de Administração Pública (Enap), oferecendo um total de 50 vagas.

A iniciativa é coordenada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e pela Enap, com apoio do Ministério da Igualdade Racial (MIR). Nesta edição, o programa busca reforçar as políticas afirmativas estabelecidas na Política Nacional de Ações Afirmativas do Governo Federal.

Nesta sexta-feira (10), às 14h30, será realizada uma live no canal da Enap no YouTube para explicar os detalhes do edital. A transmissão pode ser acompanhada pelo link disponível no canal da Enap.

As 50 vagas serão distribuídas entre um grupo geral de ampla concorrência e grupos específicos com vagas reservadas para pessoas negras, pessoas com deficiência, indígenas, quilombolas e pessoas trans (travestis, transexuais ou transgêneros), garantindo paridade de gênero entre homens e mulheres.

As inscrições para o programa serão feitas exclusivamente pela internet, de forma gratuita, por meio do Sistema de Processos Seletivos da Enap, com prazo entre as 14h do dia 10 de janeiro e 23h45 do dia 2 de fevereiro de 2025, horário de Brasília.

Para se inscrever, o candidato precisa ter cadastro no site Gov.br. O processo seletivo será composto por três etapas: análise curricular, envio de vídeo de apresentação e resolução de um estudo de caso.

O programa é destinado a servidores públicos efetivos do Poder Executivo Federal, regidos pela Lei nº 8.112, que possuam diploma de nível superior e não ocupem cargos comissionados executivos (CCEs) ou funções comissionadas executivas (FCEs) de nível 13 ou superior.

 

Previdência Social