Anasps informa: INSS realiza primeira ação do projeto Inclusão Nordeste em Vitória da Conquista (BA)

Na última sexta-feira (11), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deu início ao projeto Inclusão Nordeste, com o objetivo de atender crianças e adolescentes neurodivergentes, matriculados na rede municipal de ensino, que são requerentes do Benefício de Prestação Continuada (BPC) à pessoa com deficiência.

A ação aconteceu na Escola Municipal Antonia Cavalcanti da Silva, localizada no bairro Cruzeiro, em Vitória da Conquista (BA), beneficiando 103 famílias.

A parceria entre a prefeitura do município baiano e o INSS permitiu o compartilhamento de informações entre as instituições, o que facilitou a identificação do público-alvo e a convocação para a realização de perícia médica e avaliação social.

Para otimizar o atendimento e reduzir custos, o INSS optou por realizar os atendimentos de forma remota, utilizando a infraestrutura da unidade de ensino.

O início do projeto em abril é simbólico, pois o mês marca o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2 de abril). O superintendente regional do INSS no Nordeste, Caio Maia Figueiredo, destacou a importância da data: “A data simboliza a luta de várias famílias pelo reconhecimento de direitos. Foi isso que fizemos nesta sexta-feira. A Previdência Social trouxe um pouco mais de tranquilidade e suporte para essas pessoas”, disse.

Previdência Social