Anasps informa: INSS divulga relação provisória de convocados do último concurso por acordo judicial

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou, na última terça-feira (11), o resultado provisório na avaliação biopsicossocial de 78 candidatos do último concurso público da autarquia, realizado em 2022, que solicitaram concorrência às vagas reservadas às pessoas com deficiência.

Também foi divulgado o resultado provisório no procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração dos candidatos negros do certame. A relação com os demais candidatos a serem chamados para o curso de formação deve ser divulgado até o dia 28 de fevereiro, conforme cronograma divulgado pelo Cebraspe, banca organizadora do concurso.

Conforme publicado no Diário Oficial da União em 10 de fevereiro, o Decreto nº 12.331, de 20 de dezembro de 2024, autoriza a nomeação de 300 candidatos aprovados e não classificados dentro do quantitativo inicial de vagas do concurso, dos quais 78 foram incluídos em cumprimento de um Acordo Judicial firmado entre o INSS e o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.

O certame de 2022 contou com aproximadamente 1 milhão de inscritos e 3.144 aprovações. Até o momento, 1.000 candidatos foram convocados e participaram do curso de formação, seguido por mais 276 em duas turmas entre 2023 e 2024. Em 2025, estão previstas 353 novas convocações. Se todos forem aprovados na etapa de formação, o INSS terá nomeado um total de 1.629 servidores.

Os candidatos que não concordarem com os resultados provisórios da avaliação biopsicossocial ou do procedimento de heteroidentificação poderão interpor recurso no site do Cebraspe (www.cebraspe.org.br/concursos/inss_22) até esta quarta-feira (12). Os pedidos deverão ser acompanhados de documentação comprobatória e serão analisados pela banca examinadora.

O Cebraspe alertou que não se responsabilizará por problemas técnicos ou falhas de comunicação que impeçam o envio dos recursos. Além disso, não serão aceitos recursos via postal, e-mail ou presencialmente.

 

Previdência Social