Anasps divulga: afastamentos por saúde mental no INSS crescem 38%

Recentemente, um levantamento do Ministério da Previdência Social revelou que o número de benefícios por incapacidade concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devido a disfunções da atividade cerebral e comportamental aumentou 38% em 2023. O total de benefícios concedidos subiu para 288.865, em comparação com 209.124 no ano anterior.

Esses dados incluem tanto os benefícios por incapacidade temporária, anteriormente conhecidos como auxílio-doença, quanto os benefícios por incapacidade permanente, que correspondem à antiga aposentadoria por invalidez. Essa tendência alarmante reflete um crescente reconhecimento das questões de saúde mental na sociedade brasileira.

Dados do Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho já indicavam, em 2021, que os transtornos mentais eram a terceira maior causa de afastamento do trabalho no Brasil. A plataforma ainda destacou que mais de 13 mil brasileiros receberam benefícios previdenciários acidentários vinculados à Classificação Internacional de Doenças (CID) para causas mentais, comportamentais e nervosas.

Previdência Social