Anasps cobra em ofício revisão de critérios e metas do INSS

Objetivo da associação é evitar que instabilidade do órgão prejudique os servidores

Byanca Guariz

Começamos mais um ano com a bandeira de defesa ativa, essa que envolve a luta pelos direitos dos servidores públicos, em especial, os do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Por meio do Ofício nº 001/2021 a Anasps, solicita ao presidente do órgão, Leonardo Rolim, bem como a Diretoria de Atendimento (Dirat) do instituto, a retificação do comunicado do dia 07 de janeiro do corrente ano, que estabelece ajustes da aferição de metas.

O motivo para encaminhamento do documento atende à pleitos dos servidores, que reivindicam o abono integral de 100% do trabalho nos dias 30 e 31 de dezembro de 2020, alegando instabilidade e indisponibilidade do sistema, este que perdurou até primeiro dia do ano de 2021, tais que podem ser comprovadas por meio dos seguintes comunicados:

a) Dia 30/12/2020, às 18h27, – Diretoria de Tecnologia e Informação e Inovação (DTI) informando que o acesso a VPN foi restabelecido e que quanto aos serviços de acesso à internet e sistemas específicos, ainda deverão ser estabelecidos na noite desta quarta-feira, ou seja, todo o dia de trabalho foi inviabilizado; e

b) Dia 31/12/2020 – Presidência do INSS e a Subsecretaria de Perícia Médica Federal suspendem os trabalhos alegando na comunicação que os sistemas continuam indisponíveis ou intermitentes. Devendo ser ressaltada a indisponibilidade do próprio suporte (SDM) para abertura de chamadas.

Como entidade que defende os servidores da Previdência Social, a Anasps cobra de imediato a correção da proposta e solicita a criação de Grupo de Trabalho, unindo esforços no sentido do monitoramento e elaboração de uma rotina emergencial junto com a DIRAT para os abatimentos extraordinários das metas, de modo a proteger os servidores das intermináveis inadequações dos sistemas corporativos até a implantação do abatimento automático pela DATAPREV, previsto para março de 2021.

Não podemos deixar que nossos servidores, que se dedicam diariamente em suas atividades, sejam prejudicados por problemas de instabilidade do próprio órgão. Cobramos uma resposta das autoridades competentes, para evitar que tais prejuízos sejam aplicados.

 

Leonardo Rolim

Previdência Social