ANASPS BRASIL – Ano XIV Edição Extra nº 359 

Informativo Quinzenal das Diretorias Estaduais da ANASPS

 

 

CORAL DA ANASPS – VOZES DO POTENGI 

A Música é Alma do Universo

Por Leide Câmara 

Desde 1995, cuidando da qualidade de vida e Bem-estar Social dos associados no Rio Grande do Norte, criamos O Coral Vozes do Potengi, no dia sete de maio, sendo o primeiro Coral oficial da Anasps – Associação Nacional dos Servidores Públicos da Previdência e da Seguridade Social. Sob a regência da maestrina Rosângela Ferreira Silva de Albuquerque, na gestão do Presidente da Anasps, Paulo César Régis de Sousa e da Diretora Estadual do Rio Grande do Norte, Leide Câmara. 

O Vozes do Potengi é formado por quarenta coralistas, e por ele já se passaram mais de cem associados, que são servidores do INSS, do Ministério da Saúde e seus dependentes. Seu repertório é bastante variado, indo da música renascença até a música popular brasileira.

Com objetivo, de integrar os servidores ativos, aposentados e seus familiares, com o ambiente de trabalho e integração com a comunidade previdenciária no Projeto Saúde e Qualidade de Vida do Servidor.  

Participou de vários Encontros de Corais da Cidade do Natal – ENCONAT, em Maceió, Campina Grande, Recife, Aracajú, Vinhedo, Gramado, Vitória, São Luís, João Pessoa, Fortaleza, Festival Internacional de Corais de Fortaleza e Festival Internacional de Corais em Córdoba – Argentina – “Septiember Coral”, FENACE – Encontro de Corais da Cidade do Recife, IV Som Regional 2019 AEED, entre outros.

Desde do mês fevereiro de 2019 o Coro é regido pelo maestro Edvaldo Ribeiro.

 

Agenda Vozes do Potengi

 

  • 19 de setembro 

Festa da Padroeira Nossa Sra. Da Salete. FESTA DA PADROEIRA 2019 

CAPELA NOSSA SENHORA DA SALETE REDINHA NOVA. 

 

  • 27 de setembro 

XV CONSIDPREVS/RN – Congresso do SINDIPREVS

Praiamar Natal Hotel e Convection

Regente Edvaldo Ribeiro e a formação atual do Coral 

 

Apresentação na Academia Norte-rio-grandense de Letras

CAMPANHAS REALIZADAS 

Campanhas de Arrecadação de alimentos, remédios e produtos de higiéne Abrigo Juvino Barreto, Lar da Vovózinha, Leon – Lar dos Idosos,Hospital  Giselda Trigueiro (Portadores de HIV), entre outras. 

Entrega no Abrigo Juvino Barreto

 Participação do Vozes do Potengi, no projeto Serenata para Natal no Show com o Poeta e cantor Luiz Vieira.

Comemoração do Aniversário do INSS

 

 

FACULDADE ANASPS FORMOU A 2ª TURMA DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

Publicado em 06 de agosto de 2019 em Faculdade Anasps

Os novos gestores estão prontos para atuar nas organizações públicas de forma transparente

A noite desta segunda-feira (5) foi marcada pelas comemorações dos formandos da 2ª turma de Tecnologia em Gestão Pública da Faculdade Anasps.  A instituição é a primeira do país no ensino de Gestão Pública com ênfase em Previdência. A solenidade foi realizada no auditório do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), localizado no edifício sede da autarquia em Brasília- DF. 

Em clima de festa, a colação de grau da 2ª turma é um momento de grande conquista para o diretor-geral da Faculdade Anasps, Alexandre Barreto Lisboa. Em seu discurso Lisboa evidenciou a felicidade de poder realizar um sonho institucional e contribuir para a concretização de outros. 

A Anasps um dia sonhou com um serviço público melhor, com qualidade e profissionais que o entendessem, significassem e fizessem acontecer. Nos últimos tempos presenciamos uma crise no Estado e, mais do que nunca o papel de vocês se reverte em grande importância.  É uma alegria formar a segunda turma da Faculdade Anasps. O sonho tem se concretizado. O sentimento é de gratidão”, disse. 

Paulo César Régis de Souza, vice-presidente da Anasps (mantenedora da Faculdade), afirma que a formação da segunda turma é a continuação de um sonho que teve início há 26 anos. “Plantamos uma semente há alguns anos, hoje estamos colhendo os frutos. Naturalmente que quem vai colher os frutos é o INSS e a própria Previdência Social. Acredito que todos saíram satisfeitos. Vamos agora, dar início ao ensino a distância, e aí sim o meu sonho vai se realizar definitivamente, pois, vamos atingir todo o país”, completou. 

Ativa e dinâmica, a 2ª turma marcou sua passagem pela instituição por muita luta em defesa da Gestão Pública. O curso teve duração de dois anos e proposta de qualificar funcionários públicos para atuar principalmente nas áreas de consultoria e controladoria. Ainda, aumentar a capacidade institucional e modernizar a máquina pública. 

 

Homenagens 

Em discursos marcados pelo carinho e amizade construídos ao longo do curso, o professor e paraninfo da turma, Moisés Oliveira Moreira, aproveitou o momento para agradecer e ensinar. 

“Essa turma possui características marcantes, alunos com mais experiência, que muito ajudavam nas aulas, alunos com sede de conhecimento que buscavam mais e mais. Alunos generosos. Apreciei em cada aluno um ponto em comum, a vontade de crescer, de aprender, e de se expandir”, completou. 

Tão importante quanto uma figura familiar, os professores são essenciais não só na carreira profissional dos alunos, mas também, na criação de caráter dos futuros profissionais.  Alguns criam laços afetuosos na vida dos estudantes, como o professor Artur César Benvenuto, homenageado da turma. “Foi um prazer dar aula para essa turma. Sou uma pessoa melhor por ter dado aula a eles. Não era só passar conhecimento, era troca de aprendizado”, diz. 

Artur César, é formado em Harvard no Programa de Negociações e, possui experiência como Executivo e Gestor em Multinacionais e nos mais diferentes projetos no setor público e privado.

 

Concretizando sonhos 

Alegria e orgulho das conquistas, foram as palavras da formanda Cristina Maria dos Anjos da Costa Ferreira, “é importante ter participado de uma qualificação promovida pela Faculdade Anasps”, ressaltando o alto nível do conteúdo repassado pelos professores. 

“É muito emocionante. A trajetória foi longa, as dificuldades que vieram foram muitas, mas, não tem momento como esse de você saber que concluiu, que mais uma fase se passou, que mais um sonhou se realizou e que outras propostas de emprego e de qualidade de vida estão vindo por aí”, completou. 

Para o formando Carlos Lucas, servidor do INSS há 35 anos, o curso é mais uma etapa cumprida. “A excelente qualidade da maioria dos professores e do material disponibilizado superou as expectativas”, disse na solenidade de formatura.

A emoção do servidor que conquistou seu primeiro diploma de curso superior, foi contagiante. “São portas que se abrem para mim. Me sinto preparado, consigo ter uma visão bem melhor no meu trabalho, na minha função. Vejo melhoras significativas no meu desempenho dentro da instituição”, finaliza. 

Sob olhares atentos de familiares e amigos, os alunos comemoram a outorga recebida. 

 

Histórico 

Fundada em 2016 por sua mantenedora a Anasps, tem como foco promover a formação de profissionais, em nível superior, dentro de uma visão inovadora, globalizante e integrada.

Hoje a Faculdade Anasps oferece cursos de pesquisa e extensão, capacitação e cursos técnicos. 

Para saber mais acesse: www.faculdadeanasps.com.br   

 

PRESIDENTE E VICE-PRESIDENTE DA ANASPS SE REÚNIRAM COM DEPUTADO ISNALDO BULHÕES JR 

O presidente e o vice-presidente executivo da Anasps, Alexandre Barreto Lisboa e Paulo César Régis de Souza, estiveram em audiência com o deputado Isnaldo Bulhões jr (MDB/AL), Membro da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, para apresentar a Associação Nacional dos Servidores Públicos, da Previdência e da Seguridade Social (Anasps) , entidade de representação com 55 mil associados, com 27 anos de lutas em defesa da Previdência Social e dos servidores e solicitar a colaboração para que seja alterado o  Decreto 9735/2019 que retira a possibilidade de desconto em folha de pagamento das entidades que têm representação judicial dos servidores.

A Anasps, além da defesa da Previdência Social, esteve  sempre presente nas inúmeras reivindicações de melhoria dos serviços da Previdência Social, nestes 27 anos, mantendo negociações de alto nível com os sucessivos ministros de Estado da Previdência Social, com os presidente e diretores do INSS, atuando junto a deputados, senadores, ministros e tribunais superiores e o TCU, para melhoria das instalações físicas, dos sistemas programas de informatização soa serviços previdenciários,  de treinamento de capacitação dos servidores e ajustes nas estruturas administrativas do INSS.

“Chegamos a criar a Fundação da Previdência e Seguridade Social (FUNPREV) quando desenvolvemos estudos e editamos publicações sobre pesquisas patrocinadas”, assinalou o vice-presidente da Anasps.

“ Evoluímos para a criação da Faculdade ANAPSS, que acaba de formar a 1ª. turma, de 47 alunos, com o objetivo de ser instrumento para o ensino de técnicas e práticas de Gestão Previdenciária, publicamos mais de 3 mil artigos na mídia impressa brasileira em defesa da Previdência Social, editamos publicações como a Revista Anasps, o Livro Negro da Previdência Social, com 14 edições, e a Evolução Histórica da Previdência Social, desde o Brasil Reino aos nossos dias, em três edições”. Através da Faculdade Anasps iniciamos os nossos cursos e produzimos vídeos à distância, através da TV ANASPS”. Além disso, criamos o Clube ANASPS, que já conta com 100 mil participantes, entre sócios e não sócios, com uma rede de 2.800 mil prestadores de serviços, com descontos aos participantes”. 

O encontro foi solicitado pelo ex-deputado e diretor presidente da Arsal, Ronaldo Medeiros, associado da Anasps. No encontro, que foi positivo, a Anasps apresentou uma proposta de alteração na redação do texto, para o seu enquadramento no decreto. Isnaldo Bulhões Jr. mostrou-se bastante receptivo, colocando-se e demostrando disposição de conversar com o ministro da Economia, Paulo Guedes. O encontro deve ser marcado em breve. 

Alexandre Barreto Lisboa e Paulo César Régis de Souza, acompanhados de Ronaldo Medeiros, procuraram também o senador Renan Calheiros, na busca alternativas para garantir seu funcionamento, o bem-estar dos associados e qualidade na prestação de serviços, a quem expuseram a situação, solicitando sua participação na solução do impasse que ameaça o funcionamento da Anasps, prometendo o senador se articular no Senado para encontrar uma solução junto ao ministro Paulo Guedes. 

A manhã DE quarta-feira (07.08, foi movimentada para a diretoria da Anasps. Atendendo a mediação do ex-deputado e diretor-presidente da Arsal, Ronaldo Medeiros, a direção da associação, representada por seu presidente Alexandre Barreto Lisboa e o vice-presidente, Paulo César Régis de Souza, se reuniu com o senador Renan Calheiros (MDB-AL), a fim de debater o Decreto 9735/2019 que retira a possibilidade de desconto em folha de pagamento. 

Durante o encontro cujo objetivo era debater o texto do decreto que pode prejudicar várias associações, a Anasps apresentou uma proposta de alteração da redação. A Anasps, afetada pela decisão, busca alternativas para garantir o seu funcionamento, pensando sempre no bem-estar de seus associados e na garantia de prestação de serviço de qualidade. 

Em conclusão, a proposta apresentada não contemplará apenas os interesses da Anasps, mas sim de toda a gama de entidades associativas em funcionamento no país. 

O senador, se mostrou muito receptivo e destacou que irá analisar a proposta da associação e ajudar nessa questão. 

Fotos: Denise Cavalcante

 

ANASPS PEDIU APOIO à DEPUTADA ALINE GURGEL 

Troca de conhecimentos e futuras parcerias foram debatidas
 

Os dirigentes da Associação Nacional dos Servidores Públicos, da Previdência e da Seguridade Social (Anasps), representada por seu presidente, Alexandre Barreto Lisboa, e seu vice-presidente, Paulo César Régis de Souza, foram recebidos pela deputada federal Aline Gurgel (Republicanos-AP) e pelo chefe de gabinete da Presidência do Senado Federal, Paulo Augusto de Araújo Boudens.

Todas as temáticas em discussão têm como base o Decreto 9735/2019 que retira a possibilidade de desconto em folha das contribuições para entidades e associações. Na oportunidade, foi apresentada uma proposta de alteração da redação do texto. O chefe de gabinete, Paulo Augusto, demonstrou satisfação ao receber a Anasps e se comprometeu a encaminhar as pautas em debate para o presidente da Casa, a fim de analisar e fazer alterações. 

“Eu me coloco à disposição da Anasps. Abracei a causa, para que possamos debater isso. A bancada da qual faço parte também se colocou à disposição, para que a gente consiga avançar nessa pauta, que é muito importante”, disse a deputada.

Ainda durante o encontro, os representantes da Anasps apresentaram os serviços prestados pela associação aos servidores, inclusive por meio da Faculdade Anasps, instituição de ensino superior, que oferece cursos de graduação, pós-graduação, capacitação e cursos técnicos.  Na ocasião, as publicações feitas pela Associação, como o Livro Negro da Previdência Social, 1ª edição da LRF; 2ª Edição atualizada, foram entregues aos presentes.

Com a finalidade de tornar mais próximo os laços, foi marcado um encontro na Sede da Anasps, onde serão debatidas as propostas apresentadas. 

Novidades

A deputada Aline Gurgel demonstrou interesse em criar um núcleo de estudos da Faculdade Anasps em seu estado de origem.  A associação foi convidada, ainda, para participar da Marcha dos Prefeitos e da Sessão Solene em homenagem aos vereadores dos municípios do Amapá.

 

ANASPS É RECEBIDA PELO DEP. JÚNIOR BOZZELLA PARA DEBATER O DECRETO 9735

Publicado em 29 de ago de 2019 em Blog Anasps

Fotos: Denise Cavalcante

A Direção-Geral da Anasps, representada por seu presidente Alexandre Barreto Lisboa e o vice-presidente, Paulo César Régis de Souza, foram recebidos  em 27.08, pelo deputado federal Júnior Bozzella (PSL-SP), a fim de debater o PDL 75/2019, que susta o Decreto 9735/2019 que retira a possibilidade de desconto em folha de pagamento. 

Pensando no bem-estar de seus associados e para garantir a prestação de qualidade de serviço, foi apresentada uma proposta de alteração do decreto. Em conclusão, a proposta apresentada não contemplará apenas os interesses da Anasps, mas sim de todas as entidades associativas em funcionamento no país. 

Bozzella, que é relator do PDL na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, se mostrou muito receptivo e destacou que irá analisar a proposta da ANASPS. 

No encontro, presidente Alexandre Barreto Lisboa e  Paulo César Régis de Souza os (entidade que representa 50 mil servidores públicos), apresentaram os serviços prestados pela Associação aos servidores, inclusive por meio da Faculdade Anasps, instituição de ensino superior, que oferece cursos de graduação, pós-graduação, capacitação e cursos técnicos e o Clube Anasps, vitrine de ofertas e descontos exclusivos em vários segmentos. 

Ao final, Júnior Bozzella se prontificou a conhecer a sede da ANASPS e sua Diretoria Estadual em São Paulo, encontro que deve acontecer em breve.

 

INOVAÇÃO

ACORDO ENTRE GOVERNO FEDERAL E JUDICIÁRIO DEVE REDUZIR AÇÕES SOBRE PREVIDÊNCIA

Publicado: 20/08/2019 15:47
Última modificação: 20/08/2019 15:47 

Entre as medidas previstas estão a criação do Comitê Executivo de Desjudicialização e o compartilhamento de base de dados

Com o objetivo de diminuir a judicialização de temas previdenciários, a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Conselho da Justiça Federal (CJF) lançaram nesta terça-feira (20/8) a Estratégia Nacional Integrada para Desjudicialização da Previdência Social.

A estratégia tem como propósito identificar pontos de conflito e as reais causas da litigiosidade em previdência para subsidiar melhores práticas de gestão e de políticas públicas. Também fazem parte do plano implantar medidas para prevenir ações na Justiça, estimular a resolução por consenso e melhorar o processamento das ações previdenciárias.

“A finalidade da iniciativa não é só reduzir a judicialização de processos de concessão de benefícios, mas também de encontrar uma pacificação social”, afirmou o secretário especial adjunto da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco, durante o lançamento da estratégia.

Atualmente, são ajuizadas cerca de sete mil ações por dia contra o INSS. Só em 2019, a previsão é de que os custos com a judicialização supere R$ 5 bilhões. “Certamente, com essa estratégica que começamos aqui, iremos diminuir esse custo. O nosso objetivo é reduzir gastos e melhorar o atendimento à população” destacou Bianco.

 

Comitê e informações

Como consequência da estratégia, foi criado o Comitê Executivo de Desjudicialização e assinado o acordo de cooperação técnica para compartilhamento de base de dados. Composto por seis membros, o comitê terá como função acompanhar e executar o plano nacional. Farão parte do órgão representantes do CNJ, CJF, Advocacia-Geral da União (AGU), Defensoria Pública da União (DPU) e do INSS, além da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho.

Já o acordo assinado prevê o intercâmbio de bases de dados constantes em sistemas corporativos, geridos pelo INSS, pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia e pelo CNJ.

O lançamento ocorreu em cerimônia no Supremo Tribunal Federal (STF). Participaram do evento o ministro da Economia, Paulo Guedes, o presidente do INSS, Renato Vieira, o presidente do STF e do CNJ, ministro Dias Toffoli, e o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do CJF, ministro João Otávio de Noronha.

 

PREVIDÊNCIA CRIA GRUPO DE TRABALHO PARA APRIMORAR REGRAS DE INVESTIMENTOS DOS RPPS

Publicado: 16/08/2019 18:41
Última modificação: 16/08/2019 18:41 

GT conta com a participação de representantes do governo, dos RPPS, dos Tribunais de Contas e dos fundos de pensão; primeira reunião será dia 4 de setembro 

A Secretaria de Previdência instituiu Grupo de Trabalho (GT) para estudar alterações na regulação dos investimentos dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS). O objetivo do grupo é aperfeiçoar as regras e limites para investimentos dos RPPS, de forma a reduzir os riscos das aplicações e adequar a gestão dos ativos às melhores práticas de mercado. O GT conta com a participação de representantes do governo federal, de Tribunais de Contas dos estados e municípios, de RPPS estaduais e municipais, de fundos de pensão e de entidades representativas do setor.

A primeira reunião será realizada no próximo dia 4 de setembro, das 9h às 18h, em Brasília (Esplanada dos Ministérios, Bloco F, 9º andar, sala 902). Está prevista a apresentação de propostas por parte de entidades representativas de instituições que atuam no mercado financeiro e de capitais e de prestadores de serviço desse segmento. Para participar, as instituições interessadas deverão enviar a solicitação pelo e-mail conaprev@previdencia.gov.br, com o assunto “GT Investimentos – Participação de Entidade do Mercado”.

O GT buscará incrementar melhorias na gestão e governança dos RPPS. Entre os assuntos tratados estão o histórico de rentabilidade dos investimentos, o gerenciamento de risco e as características de governança das instituições gestoras desses regimes, bem como a transparência e a conformidade dos processos decisórios. A ideia é dar continuidade aos avanços promovidos pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que baixou resoluções, em 2017 e 2018, para melhorar a governança das aplicações de recursos dos RPPS.

O GT terá prazo de 60 dias, prorrogáveis por igual período, para apresentar relatório com a descrição das atividades realizadas, dos resultados alcançados e das propostas formuladas. Esse prazo passa a contar a partir de 19 de agosto.

ORÇAMENTO

CONSELHO NACIONAL DE PREVIDÊNCIA APROVA PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA PARA 2020

publicado: 13/08/2019 15:57
última modificação: 14/08/2019 10:57 

previsão de despesa com o fundo do regime geral de previdência social é de r$ 682,9 bilhões

o conselho nacional de previdência (cnp) aprovou, na manhã desta terça-feira (13), em brasília, a proposta orçamentária da previdência para 2020. a previsão de gastos com o fundo do regime geral de previdência social (frgps) é de r$ 682,9 bilhões. esse valor inclui os benefícios rurais e urbanos, a compensação previdenciária (comprev) e as sentenças judiciais. a proposta de orçamento da previdência para o próximo ano projeta uma despesa 7,1% maior que a prevista para 2019.

além das despesas de natureza obrigatória, como é o caso do frgps, o orçamento é composto por despesas discricionárias. nesse caso, os recursos são usados para garantir o funcionamento dos órgãos públicos ligados ao sistema previdenciário. como exemplo, estão incluídos no orçamento discricionário a secretaria especial de previdência e trabalho e toda a estrutura administrativa do instituto nacional do seguro social (inss).

a proposta orçamentária da previdência aprovada no cnp será incluída no projeto de lei orçamentária anual para 2020 (ploa/2020), que autoriza as despesas da união de acordo com a previsão de arrecadação. o poder executivo tem até o dia 31 de agosto para enviar o projeto ao congresso nacional, que deve ser encaminhado à sanção presidencial até o encerramento da sessão legislativa.

o cnp é formado por representantes do governo federal e da sociedade. uma de suas atribuições, conforme estabelecido pela lei 8.213/1991, é “apreciar e aprovar as propostas orçamentárias da previdência social, antes de sua consolidação na proposta orçamentária da seguridade social”.

mp 891/2019 – durante a reunião, foi lembrado aos conselheiros que os aposentados e pensionistas receberão na folha de pagamento de agosto metade do valor do abono – conhecido como o 13º salário. a antecipação será paga entre os cinco últimos dias úteis deste mês e os cinco primeiros dias úteis de setembro.

o secretário de previdência, Leonardo Rolim, que presidiu a reunião desta terça-feira, destacou que a antecipação foi definida pela medida provisória 891/2019, enviada ao congresso por decisão do presidente da república, Jair Bolsonaro. nos anos anteriores, a antecipação ocorria por meio de decreto, portanto, sem previsão da antecipação nos anos subsequentes. “o adiantamento de 50% do 13º se tornou uma política de estado e não mais de governo”, afirmou Rolim.

INSTITUCIONAL

GOVERNO LANÇA O OBSERVATÓRIO DE PREVIDÊNCIA E INFORMAÇÕES DO CNIS

Publicado: 12/08/2019 19:00
Última modificação: 12/08/2019 19:19 

Dados vão subsidiar pesquisas que auxiliarão no aprimoramento das políticas previdenciárias

O projeto Observatório de Previdência e Informações do CNIS foi lançado nesta quinta-feira (8) pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia. A iniciativa tem entre seus principais objetivos promover o fomento de pesquisas na área previdenciária de forma independente, contando com a base de informações do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

“Precisamos dar consistência, vigor e transparência ao CNIS. O que estamos fazendo não é uma ação episódica circunstancial do governo, uma ação de ocasião. Essa é verdadeiramente uma política de Estado brasileiro”, destacou o secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, na cerimônia de lançamento do Observatório, em Brasília.

O Observatório também promoverá ações voltadas à prevenção, detecção e investigação de fraudes praticadas por agentes públicos ou privados na utilização de recursos federais; realizar estudos relacionados à melhora da implantação, avaliação ou renovação de políticas previdenciárias e desenvolver novas técnicas e indicadores que auxiliem a fortalecer a formulação de políticas previdenciárias.

Rogério Marinho destacou que o Observatório permitirá o monitoramento, a avaliação e a transparência de políticas públicas e programas sociais, além da identificação dos impactos das fraudes no orçamento público, no mercado de trabalho e na distribuição e transferência de renda.

“Esse é um marco. Estamos criando um instrumento de integração entre os pesquisadores da área e a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho com objetivo de tornar mais fortes e mais qualificados os processos de avaliação e formulação de políticas previdenciárias”, avaliou o secretário de Previdência, Leonardo Rolim.

No contexto do Observatório, caberá à Secretaria de Previdência propor medidas, mecanismos e práticas organizacionais para o atendimento aos princípios e às diretrizes de governança do CNIS; definir a política de compartilhamento dos dados e informações constantes no cadastro, ou dados por ele incorporados, e coordenar os grupos de trabalhos temáticos, baseados em pesquisas apresentadas, com o intuito de promover o debate e a propositura da evolução de políticas previdenciárias.

CNIS – o Cadastro é um banco de dados com todos os vínculos trabalhistas e previdenciários do trabalhador. Nele é possível encontrar informações como o nome do empregador, o período trabalhado e a remuneração recebida, além das contribuições realizadas em Guia da Previdência Social (GPS).

 

APOSENTADORIAS VOLUNTÁRIAS DOS SERVIDORES DO INSS

Janeiro 2017/Agosto 2019

 

ADM Central INSS 155
SR NORTE CENTRO OESTE  5
SR NORDESTE 4
SR SUDESTE 1 12
SR SUDESTE 2 7
SR SUL   5
Total SR e ADM 188
(23) GERÊNCIAS NORDESTE  1,943
(17) GERENCIAS CENTRO OESTE  1.122
(23) GERENCIAS SUDESTE 1 SP 1.452
(22) GERENCIAS SUDESTE 2 (NG M RJ E ES) 2.228
(19) GERENCIAS SUL 9SC, PR, RS) 1.087
(104) TOTAL GERÊNCIAS 7.832
TOTAL GERAL  8.020

 

Blog ANASPS ACESSOS DO BLOG DA ANASPS 

Atualizado em 02/09/2019 às 17:40 85.494 VIEWS

 

SUPERINTENDÊNCIA NOME COMPLETO D/N D.O.U   S   N
Sup. Reg. – Sudeste I José Carlos Oliveira 11/08/2016 1 SIM  
Sup. Reg. – Sudeste II Paulo Eduardo Cirino 04/08/2016 1 SIM    
Sup. Reg. – Sul Kathia Maria Moreira Braga 24/08/2016 1 SIM    
Sup. Reg. – Nordeste Marcos de Brito Campos Júnior 01/08/2016 1 SIM    
Sup. Reg. – Norte/Centro-Oeste Roberto Fagner Figueiredo Braga 08/05/2019     1 N

 

GERENTES EXECUTIVOS DO INSS SÓCIOS E NÃO SÓCIOS DA ANASPS

 

63 SÓCIOS

38 NÃO SÓCIOS

TOTAL 100

 

 

Previdência Social