Anasps acompanha lançamento do programa “Vida Saudável”

Lançada pelo Ministério da Cidadania proposta oferece formas de capacitação para a população idosa

 

A Anasps acompanhou na manhã desta quarta-feira (6), o lançamento do programa “Vida Saudável, para estratégia Brasil amigo da pessoa idosa”. A iniciativa do Ministério da Cidadania, visa oferecer aos municípios, capacitação profissional e kits de materiais para atividades físicas, culturais e de lazer para a população idosa. A expectativa é que as ações cheguem a até 460 municípios. 

A solenidade contou com a presença de vários jornalistas, deputados federais, e estaduais, além da presença de especialistas na área.

De acordo com o novo programa os municípios atingidos com a nova medida, receberão capacitação profissional e kits de materiais para atividades físicas, culturais e de lazer para a população idosa. Os kits reúnem, entre outros itens, cordas de ginástica, escadas de chão para treinamento funcional, jogos de dominó, xadrez e dama.

Segundo o ministro da Cidadania, Osmar Terra, o programa que trabalha com a terceira idade, visa diminuir o caso precário da saúde. Ele ressaltou o papel fundamental das atividades físicas e culturais para melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas. “Os idosos são o depositário da experiência humana. Eles têm papel importantíssimo e muita coisa para contribuir.”

O secretário especial de Desenvolvimento Social, Lelo Coimbra destaca: “Nós precisamos aprender a olhar um pro outro, em sentido de cuidar mais da saúde e da vida do ser humano. A tendência desse novo projeto é diminuir as medicações que são inseridas aos idosos e com isso diminuir também as doenças que vem causando essa dificuldade, como caso de depressão, Alzheimer, e fragilidade de locomoção”, disse.

Ingrid Santos estagiária sob supervisão de Byanca Guariz 

 

 

  

Previdência Social