Anasps acompanha debate sobre direito à educação de pessoas com autismo na Câmara

Na tarde de hoje (13), a Anasps acompanhou a Comissão em Defesa das Pessoas com Deficiência, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), no plenário 13, que teve como objetivo acompanhar o Requerimento de n° 32/2024 CPD, de autoria do deputado Márcio Jerry (PcdoB/MA), que visa defender o direito à educação das pessoas com autismo.

A Comissão contou com a presença do Edilson Barbosa, presidente do Movimento Orgulho Autista Brasil (MOAB), Henrique Vieira, representante do Onda Autismo, entidade que tem na sua criação a diferença e o discernimento no ato de planejar e executar ações, cuja finalidade é o aprimoramento da qualidade de vida das pessoas autistas.

O autor do projeto, Márcio Jerry, destacou a importância da realização da audiência para um tema tão sensível: “O debate tem muitas convergências e divergências, por tanto isso dá a sequência na colaboração, por essa razão criamos essa Comissão”, disse.

Em um cenário onde as demandas educacionais para crianças com autismo estão em constante evolução, Henrique, representante da Onda Autista, compartilhou uma visão sobre os desafios enfrentados pelas famílias: “Cada vez que nossas crianças crescem, vai ficando mais difícil, mais complicado. Enquanto pai, eu digo para vocês que não é fácil, precisamos fazer a escola entender a necessidade de cada criança. Tem muitas crianças que precisam de acompanhamento individual, e na maioria das vezes as escolas fazem corpo mole”, acrescenta.

Em um momento crucial para a promoção da inclusão e do respeito a todas as pessoas, Edison Barbosa, diretor jurídico do Movimento do Orgulho Autista no Brasil, fez um apelo durante sua participação na comissão.

“O MOAB atende não só as pessoas com autismo, o espaço é aberto para todos. Deixo meu desejo de que se crie um observatório do autista nessa casa, o MOAB agradece e pede que instituições sérias (forças militares) saibam como lidar com pessoas autistas, de todos os níveis 1, 2 e 3, como suporte para todas as pessoas com deficiência que não sabem se expressar”, enfatiza.

Em entrevista exclusiva à Anasps, o autor do Requerimento, deputado Márcio Jerry, afirmou que a Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência desempenha um papel importante por debater a situação relativa à garantia de direitos das pessoas com deficiência em nosso país.

“É uma luta permanente, uma luta constante, que faz com que essa comissão tenha um papel de muita relevância para assegurar condições de vida plena para milhões de brasileiros com deficiência”, destaca.

Ao ser questionado pela Anasps sobre a importância da comissão e o que ela pode proporcionar quanto a luta e defesa de direitos das pessoas com deficiência, Henrique respondeu: “Ela abre um debate público sobre a causa. Tem muita gente que ainda desconhece a causa e não sabe o que nós, que somos pais, passamos. Então, eu acredito que essa comissão é um espaço aberto, um espaço democrático para o debate de ideias e o aprimoramento dessas ideias, nos permitindo trazer o que existe de melhor para o autismo”, finaliza.

A Faculdade Anasps (FA), à frente de outras instituições, já vem debatendo a temática dos direitos das pessoas com deficiência há bastante tempo. Acesse nosso site em www.faculdadeanasps.com.br e baixe o exemplar do livro PAIDEIA e veja tudo que a FA faz e vem fazendo para promover a inclusão social.

Previdência Social