Alterações nos planos de saúde em 2019

Cinco regras foram estabelecidas pela ANS

Os usuários dos planos de saúde terão que se adaptar a mudanças. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) estabeleceu novas alterações nas normas já existentes, e que terão efeito a partir de junho deste ano. Foi definido um novo cálculo de reajuste dos planos de saúde individuais e familiares. 

Com a mudança, o novo Índice de Reajuste dos Planos Individuais (IRPI) leva em conta a variação das despesas assistenciais (VDA) e no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Portanto, só pode ser feito pelas operadoras a partir da data de aniversário de cada contrato. 

A segunda mudança é o estabelecimento de um processo para a revisão do rol de procedimentos básicos, ou seja, a lista de coberturas obrigatórias dos planos de saúde pela ANS, com mais canais de participação para a sociedade civil. 

As demais alterações, terceira, quarta e quinta dizem respeito às novas regras de portabilidade, definidas no início de dezembro, em reunião da diretoria colegiada da ANS, com 180 dias para serem implementadas. 

Previdência Social