Agosto lilás: mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher

Não se cale. A Anasps apoia essa campanha!  

 

Criada em referência à sanção da Lei Maria da Penha (11.340/2006), a campanha Agosto Lilás, pretende conscientizar a população sobre a importância de prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher. 

De acordo com a Secretária de Políticas para as Mulheres (SPM), 51,68% das violências contra a mulher, são do tipo físicas, um percentual bastante preocupante, pois, trata-se de espancamentos, levando até mesmo a morte.

A violência contra a mulher é crime. Não se cale. A Anasps apoia essa campanha!

Para Maria da Penha Maia Fernandes (76 anos) em entrevista ao Jornal Folha de S. Paulo ‘combater a violência doméstica não é nem de esquerda e nem de direita’. A história de Maria da Penha, motivou a criação de uma lei que completa 15 anos no sábado (7) e tenta blindar a mulher contra agressões de vários tipos – física, sexual, psicológica, moral e patrimonial. 

Como denunciar 

A denúncia de violência contra a mulher pode ser feita em delegacias e órgãos especializados. Está disponível também no Ligue 180, Central de Atendimento à Mulher, que funciona 24h por dia, é gratuito e confidencial. 

Campanha Sinal Vermelho 

O programa Sinal Vermelho prevê, entre outras medidas, que a letra X, escrita na mão da mulher, na cor vermelha, funcione como um sinal de denúncia de situação de violência em curso. 

De acordo com a Lei 14.188/2021 sancionada recentemente, a vítima pode apresentar o sinal em repartições públicas e entidades privadas que participem do programa. Em seguida, ela deve ser encaminhada para um atendimento especializado. A Lei também prevê a realização de ampla campanha de divulgação para informar a população sobre o significado do código vermelho. 

 

Previdência Social