Agosto azul: cuidar da saúde também é coisa de homem

Com o objetivo de conscientizar e prevenir, a Anasps participa da campanha “agosto azul”, voltada para a saúde do homem. Segundo pesquisa do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, concluída em 2015, a expectativa média de vida do brasileiro é de 75,5 anos, correspondendo a 71,6 anos para homens e 79,1 para mulheres.

Os fatores que levam a esses números são, um deles a maior exposição à violência, “rachas” de carro ou moto, brigas de gangs e atividades perigosas em geral; outra é a incidência de doenças que poderiam ser melhor tratadas se fossem diagnosticadas no início e não são. 

O que causa doença é uma questão complexa e ampla, há fatores ambientais, genéticos e degenerativos sobre os quais temos pouco controle pessoal; temos maior possibilidade de atuar sobre as causas comportamentais como: alimentação inadequada, álcool em excesso, tabagismo, obesidade, drogadição, sedentarismo e estresse descontrolado. 

O foco principal da campanha é motivar uma mudança cultural para que os homens procurem atendimento médico e verifiquem sua condição de saúde com mais frequência, antes que doenças se manifestem de forma mais grave.

*Com informações, UOL

Previdência Social