Advogados do Ceará fazem protesto contra a reforma da Previdência

Um grupo de advogados cearenses participou neste domingo (18) em Fortaleza de um protesto contra a PEC 287, que trata da reforma da previdência. O grupo se concentrou na Praça José de Alencar, onde ocorreu a manifestação. Participaram do movimento as associações, sindicatos e sociedade civil. À frente da iniciativa está o Núcleo de Pesquisa em Seguridade Social (Nusseg).

Para Marcelo Mota, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Ceará (OAB-CE), a reforma vai prejudicar a maior parte da população. “É inadmissível atacar direitos fundamentais do cidadão com alteração legislativa de plantão na previdência. Não aceitamos pagar essa conta. Retroceder jamais”, disse.

A presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB-CE, Regina Jansen, concorda. Ela argumenta que “a PEC 287 atinge o que há de mais caro para a sociedade brasileira, qual seja, a família, isto porque ao propor reduzir direitos como o valor da pensão por morte e estabelecer a impossibilidade de sua acumulação com a aposentadoria, fragiliza o poder financeiro da família brasileira que é a base da sociedade, e conta com especial proteção do Estado”.

Previdência Social