Acúmulo de aposentadoria e pensão poderá aumentar

O governo vai aceitar a elevação do valor para acúmulo de aposentadoria e pensão para o piso do INSS, de R$ 5,6 mil, desde que fique claro que a mudança na proposta de emenda Constitucional (PEC) da reforma da Previdência adicionará votos para sua aprovação. O atual substitutivo do relator, deputado Arthur Maia (PPS-BA), prevê o acúmulo de até no máximo dois salários mínimos para os novos aposentados e pensionistas.

A informação foi confirmada por três fontes do governo. De acordo com um desses interlocutores, a medida será sim fator mobilizador de votos a favor da reforma, cujas contagens atuais nos bastidores do governo continuam entre 260 e 270 votos.

O governo também sinaliza mais claramente disposição de ceder nas regras para servidores, como a criação de ao menos uma regra de transição para os funcionários que entraram na administração pública antes de 2003. Uma fonte lembra que parte relevante dos parlamentares é originada do serviço público ou tem fortes ligações com o funcionalismo. Mesmo assim, ainda há dúvidas se a medida agregaria votos à reforma.

 

Previdência Social