Acordo garante R$ 288 mi para o Funcef

O juiz federal Vallisney de Souza Oliveira, titular da 10ª Vara Criminal do Distrito Federal, aprovou acordo entre a Engevix Engenharia e a Ecovix, braço da empreiteira no setor de construções oceânicas, com o Ministério Público Federal no âmbito da operação Greenfield.

O acordo, estipulado em R$ 288 mi, tem por objetivo garantir a cobertura de eventuais prejuízos causados à Fundação dos Economiários Federais (Funcef), fundo de pensão dos funcionários da Caixa, relacionados ao Fundo de Investimento em Participações Rg Estaleiros (Fip Rg Estaleiros).

Segundo o Ministério Público Federal (MPF), há suspeita de que os investimentos, do fundo em estaleiros, controlados pela empresa, foi realizado após pressões políticas e lobbies realizados por grupos econômicos próximos ao Governo Federal.

A Greenfield investiga a gestão temerária e fraudulenta de quatro dos maiores fundos de pensão do país: Funcef, Petros, Previ e Postalis. A ação foi resultado de uma atuação conjunta da Polícia Federal com o Ministério Público Federal, a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Previdência Social