Ações despencam após reforma trabalhista

Depois de um ano em vigor, a reforma trabalhista proposta por Michel Temer com largo apoio do empresariado aprofundou a crise econômica, o desemprego e o subemprego. A reforma vem também aniquilando as ações trabalhistas, cumprindo assim um de seus objetivos acordados com as elites empresariais.

As ações caíram 36,5%. O último dado do emprego divulgado pelo IBGE foi alarmante: 43% da força de trabalho já é informal, o que equivale a quase 40 milhões de trabalhadores.

A reportagem do jornal O Globo informa que “a reforma trabalhista ajudou a reduzir disputas judiciais entre empregadores e empregados, mas frustrou as expectativas de que turbinaria a geração de vagas formais.

Segundo dados do Tribunal Superior do Trabalho (TST), novas ações caíram 36,5%, quando comparado o volume de casos apresentados de janeiro a agosto de 2018 com o mesmo período do ano passado. Já o número de empregos com carteira encolheu 1%, para 32,9 milhões, enquanto o de trabalhadores informais chegou a 35 milhões em setembro, de acordo com o IBGE.

 

Previdência Social