A importância da saúde com o idoso

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou um alerta para a importância do cuidado com a saúde mental da pessoa idosa. De acordo com o Ministério da Saúde, o número de casos de suicídio entre pessoas com mais de 60 anos aumentou na última década em decorrência, principalmente, de problemas de saúde e do isolamento social.

Entre as iniciativas da ANS está a indução ao desenvolvimento de programas de Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças (Promoprev). Atualmente, há 1170 programas de Promoprev, sendo 618 programas aprovados pela ANS e 552 informados à ANS. Dos aprovados, 464 são direcionados para a saúde do adulto e da pessoa idosa, o equivalente a 75% das iniciativas. Dos programas informados à ANS, 112 são específicos para a pessoa idosa.

No Brasil, a população idosa cresceu de 11,3% para 14,7% nos últimos 10 anos. Isso quer dizer que, passaram de 22,3 milhões para 31,2 milhões, um aumento de 39,8% no período, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Certificação de Boas Práticas

A Certificação de Boas Práticas em Atenção Primária à Saúde propõe reorganização da porta de entrada na saúde suplementar, com base em cuidados primários em saúde, com a meta da indução da mudança do modelo de atenção e ao modelo de remuneração para geração de valor.

A ANS ainda destaca que existem vários canais de ajuda para as pessoas que estão atravessando momentos difíceis e pensando em desistir de viver. É possível procurar apoio nos seguintes locais:

  • Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) das cidades em horários comerciais;
  • Psicólogos ou psiquiatras para consulta presencial ou remota;
  • Centro de Valorização da vida (CVV), ligando para o número 188.

*Com informações do portal Gov.br

Previdência Social