A Anasps solicita suspensão da minuta da portaria de 12 de dezembro que extingue o teletrabalho

A Associação Nacional dos Servidores Públicos, da Previdência e da Seguridade Social (Anasps) encaminhou, nesta quinta-feira (19), um ofício ao presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, no qual solicita a criação de um Grupo de Trabalho para análise e adequações no Programa de Gestão e Desempenho (PGD) da autarquia.

Além disso, a Anasps também solicitou a suspensão do andamento das propostas contidas na minuta de portaria DGRT/INSS, de 12 de dezembro de 2024, que deverá ser analisada por este Grupo de Trabalho a ser criado.

O objetivo é fazer com que a implementação do PGD seja executada de forma a beneficiar tanto a instituição quanto os servidores, que serão os maiores impactados. No documento, a Anasps elencou os seguintes pontos prioritários:

  • Promover o adequado planejamento e dimensionamento das forças de trabalho, garantindo o monitoramento do desempenho, a capacitação e o desenvolvimento por mérito e competência;
  • Estabelecer diretrizes que permitam aos servidores escolherem livremente o regime de teletrabalho, tendo em vista os ganhos comprovados de produtividade com essa modalidade;
  • Acompanhar a implementação de infraestrutura física e tecnológica adequada para garantir a efetividade do PGD;
  • Publicar uma portaria instituindo formalmente o Grupo de Trabalho, coordenado pela Diretoria de Gestão de Pessoas do INSS, com a participação efetiva da Anasps e da Faculdade Anasps no suporte técnico, em função do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) em vigor.

A Anasps também enfatiza a importância de unir esforços para garantir uma consultoria especializada na otimização de processos da área de Recursos Humanos do INSS, como a implementação do Sistema Integrado de Gestão de Pessoas.

Reafirmamos nosso compromisso com a saúde, a qualidade de vida no trabalho e a sustentabilidade, priorizando a valorização dos servidores e a modernização da gestão pública.

Desta forma, contamos com a colaboração e o apoio do INSS para que, juntos, possamos implementar soluções efetivas que garantam a plena execução do PGD e a excelência no atendimento às diretrizes do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

Previdência Social