78 trabalhadores são resgatados no Distrito Federal

Ação fiscal coordenada por auditores-fiscais do Trabalho da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia resgatou 78 pessoas de condições análogas a de que eram submetidas a trabalhos forçados por uma organização religiosa na região administrativa de Ceilândia (DF).
De acordo com o Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM) da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), os resgatados vendiam sacos de lixo nas ruas da região, que eram produzidos em imóvel vizinho à sede da igreja, cujas celebrações eram obrigados a frequentar, havendo sanções em caso de descumprimento.
Os trabalhadores resgatados foram cadastrados para emissão do Seguro-Desemprego Especial – de três parcelas, cada uma no valor de um salário-mínimo – e receberam orientações sobre como ter seus direitos ressarcidos, uma vez que o empregador não regularizou sua situação laboral. O Ministério Público do Trabalho (MPT) adotará as providências cabíveis.
Também participaram da operação representantes do Ministério Público do Trabalho e do Ministério Público Federal, policiais federais e equipes da assistência social do Governo do Distrito Federal.
*Informações, Secretaria de Trabalho do  Ministério  da Economia 

Previdência Social