70% da economia solidária é feminina, diz Gilberto Carvalho

Na sexta-feira (7), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) realizou uma live em homenagem ao Dia Internacional da Mulher para discutir o papel das mulheres na economia popular e solidária. O evento contou com a participação de mulheres influentes nesse setor e destacou a importância do apoio estatal para garantir a autonomia econômica feminina.

Gilberto Carvalho, secretário Nacional de Economia Popular e Solidária, afirmou que 70% dos trabalhadores na economia solidária mundial são mulheres. Rosane Silva, do Ministério das Mulheres, ressaltou a importância de dividir responsabilidades familiares para que as mulheres possam se dedicar a áreas estratégicas, como a economia solidária.

Ana Paula de Abreu Lourenço, motorista de aplicativo, compartilhou sua experiência ao ingressar na Liga Coop, uma coorporativa que segue os princípios da economia solidária, encontrando respeito e qualidade de vida.

Ao final, foi anunciada a reunião do Conselho Nacional de Economia Solidária (CNES) nos dias 31 de março e 1 de abril em Brasília. Participaram também Patrícia Ferreira, Leonora Moll, Islândia Bezerra Costa, Nelsa Nespolo e Andresa Xavier.

Previdência Social