4,8 milhões de crianças e adolescentes não tem acesso à internet

Segundo dados levantados, 17% de crianças e adolescentes estão sem acesso a aulas online e a outros conteúdos da internet que garantem, a continuidade do aprendizado

Em levantamento feito pelo Centro Regional de Estudos, no Brasil cerca e 4,8 milhões de crianças e adolescentes, na faixa de 9 a 17 anos, tem acesso à internet em casa. O que correspondem a 17% de todos os brasileiros nessa faixa etária.

Os dados foram solicitados pelo Unicef para medir, em meio à pandemia do novo coronavírus, causador da covid-19, quantas crianças e adolescentes estão sem acesso a aulas online e a outros conteúdos da internet que garantam, a continuidade do aprendizado.

Ítalo Dutra chefe de Educação do Unicef, afirmou “a gente está em um momento de crise, uma crise aguda em função da pandemia, que vai ter impacto na vida das crianças e adolescentes, como um todo. Do ponto de vista da educação, a gente está com uma questão séria: o que é preciso fazer para que essas crianças e adolescentes tenham acesso a algum tipo de aprendizagem”, diz.

Segundo Dutra, a pandemia evidencia desigualdades que já são enfrentadas no cotidiano em todo o país. Há escolas que têm infraestrutura adequada e de qualidade, e outras que não, o que já impacta o aprendizado das crianças.

Com a pandemia, com as escolas fechadas, temos, obviamente, uma situação que é ainda mais aguda. Vemos com preocupação a situação em que nos encontramos e, principalmente, entendemos a necessidade de olhar para uma maneira de garantir o acesso de crianças, adolescentes e suas famílias à internet. É parte da garantia de direitos de crianças e adolescentes,” afirmou.

*Com informações, Agência Brasil

Previdência Social