22 trabalhadores imigrantes são resgatados

Cerca de 22 trabalhadores imigrantes do Peru e Bolívia foram resgatados de condição análoga à de escravo pela equipe de fiscalização da Superintendência Regional do Trabalho do Ministério da Economia, em um prédio residencial do bairro da Penha, em São Paulo (SP).

Segundo as investigações eles trabalhavam sem carteira assinada, em condições degradantes e com jornada exaustiva. Quatro deles estavam em situação migratória irregular no Brasil. A operação contou com a participação do Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Federal, Defensoria Pública da União e do Centro de Referência e Atendimento a Imigrantes (CRAI) da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania do Município de São Paulo.

Irregularidades – Coordenadora da ação, a auditora-fiscal do Trabalho Lívia Ferreira relata que os trabalhadores costuravam e dormiam no mesmo prédio. Havia vários quartos que possibilitavam separar homens, mulheres e famílias. Mas os banheiros eram coletivos e as condições de higiene, precárias. Também havia infiltrações nos cômodos e as instalações elétricas eram incompatíveis com os equipamentos que funcionavam no local. “O risco de incêndio era iminente e grave. Por isso, nós imediatamente tiramos todos de lá imediatamente e encaminhamos para hotéis próximos”, afirmou.

 

Previdência Social