18 trabalhadores são resgatados em condições análogas as de escravo

O Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEM) do Ministério da Economia, resgatou 18 trabalhadores em condições análogas as de escravo, em dois estabelecimentos rurais no município de Uruará, na região de Altamira, sudoeste do Pará.

Na primeira fazenda, foram encontrados oito trabalhadores, sendo sete alojados em barracos de lona. O oitavo trabalhador dormia em um pequeno depósito utilizado para armazenamento de produtos diversos. 

Na segunda propriedade rural fiscalizada havia mais 10 trabalhadores em condição análoga à de escravo em atividade de preparo do pasto, aplicação de herbicida e manejo de rebanho bovino. 

De acordo com os auditores fiscais, os trabalhadores não possuíam acesso à água potável e, demais necessidades como instalação sanitária.  

Os trabalhadores foram afastados das atividades e receberão Seguro-Desemprego especial para resgatado, que corresponde a três parcelas no valor de um salário mínimo (R$ 998) cada. Eles também foram encaminhados a órgãos assistenciais de acolhimento.

 

*Com informações, Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia 

 

 

Previdência Social