13° salário do INSS começa a ser pago em 25 de maio

A antecipação do 13° salário estava confirmada para acontecer desde o início do ano

Após uma longa espera o 13° salário dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) finalmente começa a ser pago este mês, mais especificamente no dia 25 de maio.

A antecipação do 13° salário visa apoiar os segurados do INSS durante o período de pandemia bem como aquecer a economia com a injeção de R$ 50 bilhões através da medida.

A antecipação do 13º salário do INSS estava confirmada para acontecer desde o início do ano, a primeira previsão de pagamentos surgiu ainda no mês de fevereiro, no entanto, devido a atrasos na aprovação do Orçamento de 2021, o governo ficou com os gastos limitados o que inviabilizou a liberação da medida.

Contudo, mesmo após a aprovação do Orçamento no final de março o governo encontrou outra “trava” relativa ao corte de gastos destinados também a benefícios previdenciários, o que atrasou ainda mais a medida. Logo, somente no final do mês de abril o governo conseguiu sancionar o Orçamento e viabilizar a antecipação do 13º salário para maio.

A antecipação do 13º salário veio por meio da publicação do Decreto nº 10.695/2021 publicado no início do mês, oficializando a antecipação para os aposentados, pensionistas e demais segurados.

*Com informações, Jornal Contábil

Previdência Social