12 milhões de brasileiros ainda não enviaram a declaração do IR

Restando apenas uma semana para o fim do prazo, cerca de 12,5 milhões de brasileiros ainda não acertaram as contas com a Receita Federal. Até as 17h da última terça-feira (23), a Receita tinha recebido 17.974.064 declarações do Imposto de Renda de Pessoa Física, o equivalente a 58,9% do esperado para este ano.

O prazo para o envio segue até o dia 30 de abril. A expectativa da Receita Federal é receber 30,5 milhões de declarações neste ano.

 

Quem deve declarar

É obrigado a apresentar a declaração anual o contribuinte que, no ano-calendário de 2018, recebeu rendimentos tributáveis, sujeitos ao ajuste na declaração, cuja soma foi superior a R$ 28.559,70. No caso da atividade rural, quem obteve receita bruta em valor superior a R$ 142.798,50.

 

Como enviar

A declaração pode ser realizada de três formas: pelo computador, pelo celular e/ou tablet ou por meio do Centro Virtual de Atendimento (e-CAC). Pelo computador, deve ser usado o Programa Gerador da Declaração – PGD IRPF2019, disponível no site da Receita Federal.

Também é possível fazer a declaração com o uso de dispositivos móveis, como tablets e smartphones, por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda. O serviço também está disponível no e-CAC no site da Receita, com o uso de certificado digital, e pode ser feito pelo contribuinte ou seu representante com procuração.

Previdência Social