Posse do novo presidente do INSS

Francisco Paulo Soares Lopes assume a gestão da autarquia

 

Zilá Motta

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem novo presidente: Francisco Paulo Soares Lopes. Ex-assessor da Presidência do Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social), Lopes tomou posse ontem no Ministério do Desenvolvimento Social em substituição do ex-deputado federal Leonardo Gadelha, que presidiu o instituto por um pouco mais de um ano. Em seu primeiro discurso como gestor da maior autarquia do país, Lopes disse estar ciente do desafio que terá pela frente e garantiu manter de forma “justa e perfeita uma máquina gigantesca” como o INSS.   

Apesar da posse do presidente ter ocorrido somente nessa terça-feira (05), o Diário Oficial da União há alguns dias já indicava a troca na Presidência da autarquia, e esta não foi a única mudança ocorrida no órgão. O Diário trouxe também Mônica Arcoverde Moraes como diretora substituta, Ornon de Vasconcelos Mota para exercer o cargo de Gerente da Diretoria de Atendimento do órgão e outras nomeações.

“Este é o momento especial em que assumo a presidência da maior autarquia do país, estou ciente do enorme desafio diário que será manter de forma justa e perfeita uma máquina gigantesca como essa”, declarou Lopes na cerimônia de posse.

O novo presidente afirmou que pretende continuar com o plano de modernização do INSS, com o objetivo de melhorar o atendimento das Agências de Previdência Social e agilizar os processos. “É imperativo descongestionar o tráfego em todos os postos de atendimento do INSS, nas quais existem milhares de processos e que aumentam a cada dia. Em contraste com essa realidade o número de peritos, servidores, corregedores e procuradores está cada vez menor, portanto é fundamental modernizar a máquina pública. Só desta forma os serviços prestados pelo INSS serão efetivos”, disse.

Lopes planeja dar continuidade ao trabalho iniciado na gestão anterior e colocar em prática o projeto do sistema “INSS Digital” para, segundo ele, aprimorar as perícias médicas e dar condições mais modernas de trabalho para os profissionais efetivos do órgão, dessa maneira, oferecer um atendimento aprimorado para os beneficiários. “Vamos trabalhar muito, recrutar voluntários, multiplicar talentos e esforços, a começar pelos peritos, procuradores e servidores, é com eles que tudo começa”, concluiu.  

 

Perfil do presidente

Formado em administração de empresas e especializado em Tecnologia de informação, Francisco Paulo Soares Lopes foi indicado ao cargo pelo líder do governo na Câmara dos Deputados, André Moura (PSC-SE).

Lopes participou da construção do sistema eletrônico do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e durante este projeto recebeu prêmios do Tribunal junto com a sua equipe de Tecnologia de Informação, no ano de 2010.

Entre suas ações pretendidas no INSS estaria a implementação de totens de atendimento nas agências de Previdência Social, e colocar no ar o sistema ECO (Empréstimo Consignado Online), uma ferramenta desenvolvida pela Dataprev que pretende permitir os bancos pagadores de benefícios do INSS efetuarem empréstimos aos beneficiários do órgão direto da própria agência bancária, sem ter que ir ao INSS para fazer cálculos, numa promessa de desafogar o atendimento nas Agências da Previdência Social (APS).

O novo presidente exerce, desde 2003, cargos de gestão relacionada à tecnologia da informação no âmbito da Justiça e do governo federal. Ele foi cedido como Secretário de Tecnologia de Informação do Conselho da Justiça Federal (CJF), onde permaneceu por quatro anos.

Entre 2008 e 2012 exerceu cargos de confiança como Secretário de Tecnologia de Informação do STJ e da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Em 2012, Lopes foi nomeado Coordenador-Geral de Recursos Logísticos do Ministério das Cidades, onde atuou muito próximo do atual Diretor de Atendimento (DIRAT) do INSS, Ilton José Fernandes Filho. Já em 2013 assumiu cargo comissionado de Tecnologia de Informação na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Ao retornar ao STJ foi nomeado assistente do gabinete do ministro Luis Felipe Salomão, onde permaneceu até setembro de 2016 para assumir cargo de assistente da Corregedoria do CNJ, de onde saiu em julho deste ano para assumir o atual cargo de assessor da Diretoria/Presidência da Dataprev.

 

Previdência Social