Metade dos brasileiros reprovam reforma da Previdência

Cerca de 47% dos trabalhadores reprovam a reforma da Previdência Social, proposta pelo governo Temer. Os dados são da pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

De acordo com a pesquisa 60% dizem não ter mudado sua maneira de agir em relação a aposentadoria, especialmente por não terem refletido sobre o assunto. Entre os entrevistados que são contra a reforma, 28% dizem que depois de tantos anos trabalhando a pessoa merece se aposentar cedo; outros 25% desaprovam porque a medida que está sendo discutida vai prejudicar muitos trabalhadores que já trabalharam mais de 30 anos.

Ainda segundo o levantamento, os entrevistados acreditam que a idade certa para se aposentar é 57,5 anos em média. Outros 56% dos entrevistados afirmaram que têm acompanhado de alguma maneira a discussão da reforma.

A reforma da Previdência que vem sendo discutida desde o governo Dilma Rousseff é vista como o principal ponto para garantir a sustentabilidade do sistema e recolocar as contas públicas em dia. Se for aprovada, a reforma passará a exigir idade mínima para a aposentadoria; regras de transição; aumento da contribuição mínima individual; fim da paridade entre servidores ativos e inativos; fim do acúmulo de benefícios; contribuição mínima do trabalhador rural entre outros pontos.

 

Previdência Social