INSS Digital celebra acordos de cooperação com empresas

Na busca de agilidade e facilitação dos serviços para os cidadãos, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) trata a possibilidade de realizar acordos de cooperação técnica com empresas para desburocratizar os trâmites na hora do trabalhador solicitar benefícios, como a aposentadoria, pensão por morte e salário-maternidade.

De acordo com informações divulgadas pelo jornal O Globo, o INSS do Rio de Janeiro já iniciou este trabalho com empresas como o Banco Itaú, Light, Cedae, Furnas, OAB-Rio e grupo Globo. Ou seja, o serviço é mais rápido e o trabalhador sequer precisa ir até uma agência da Previdência para solicitar o benefício, já que a própria empresa fará esse primeiro passo.

“Com o projeto não será necessário esperar um tempo tão longo para entregar a documentação em uma agência. E, com a desburocratização, que deixará toda a documentação na nuvem, diminuiremos o tempo total de espera para liberar o benefício”, esclareceu Luciana Melo, chefe da Divisão de Benefícios do INSS no Rio de Janeiro.

Previdência Social