Idosos no mercado de trabalho

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou o estudo “Política Nacional do Idoso, velhas e novas questões” em que apresenta dados sobre o aposentado no mercado de trabalho. O levantamento demonstrou que 51,6% dos homens e 44,4% estão no mercado – um avanço considerável se comparado a década de 80 quando a proporção para os homens era de 39,7% e 17,5% para as mulheres.

Diversos são os motivos para que os trabalhadores se aposentem mas continuem trabalhando. A idade da população ativa é baixa em relação aos sistemas previdenciários de outros países e também todo o histórico da Previdência. A cobertura maior da Previdência Social depois da Constituição Federal de 1988 – que instituiu a aposentadoria rural e o Benefício de Prestação Continuada para os idosos e deficientes pobres, ambos sem necessidade de contribuição – também explica essa alta participação dos aposentados.

A população idosa, que constantemente é expulsa do mercado, tem vencido o preconceito, mas muitos desses trabalhadores estão na informalidade – a preocupação com a pobreza na velhice é constante, já que muitos desses trabalhadores não estão no mercado formal e nem recebem aposentadoria.  

  

Previdência Social