Anasps no IX Congresso de prevenção de riscos laborais da Iberoamérica

ANASPS URGENTE 81

ANASPS  PRESENTE  EM CARTAGENA DAS ÍNDIAS, NA COLOMBIA, NO IX CONGRESSO DE PREVENÇÃO DE RISCOS LABORAIS DA IBEROAMÉRICA, “PREVENCIA 2016”


Na 1ª. foto, o Vice Presidente da ANASPS Paulo César Regis de Souza cumprimenta a Secretaria Geral da OISS, sra. Gina Magnolia Riaño Baron, Na foto2, abertura do evento. Na foto 3, Baldur Schubert, representante da OISS no Brasil, Francisco Jacob (Paco), Vice Secretário Geral da OISS e  Paulo César Regis de Souza. Na foto 4, painel do evento.

O Vice Presidente Executivo da Associação Nacional dos Servidores da Previdência e da Seguridade Social-ANASPS, Paulo César Regis de Souza, esteve em Cartagena das Indias na Colombia participando do IX CONGRESSO DE PREVENÇÃO DE RISCOS LABORAIS DA IBEROAMÉRICA, “PREVENCIA 2016”, promovido pela Organização Iberoamericana de Seguridade Social-OISS, da qual a ANASPS é entidade afiliada. Pelo Brasil, participara: sr. Baldur  Schubert , representante do OISS no Brasil,  – Sr. Marco Antônio Perez, diretor de Políticas de Saúde Ocupacional do MTPS, Sr. Paulo Cesar Andrade Almeida , Coordenador Geral de Políticas de Seguro Contra Acidentes do Trabalho e Relacionamento Institucional, da Secretaria de Políticas de Previdência Social,  do Ministério do Trabalho e Previdencia Social e – os srs.  Marcelo Alkmin e Jaelton Fernandino,  e sra. Vanessa Lyra, da CEMIG.

Participantes:
1.189 participantes de 17 países ibero-americanos e Europa. Participação de 72 palestrantes.

Conclusões:
* Foi apresentado o balanço da situação da II Estratégia Ibero-americana de Segurança e Saúde, havendo implementado uma grande quantidade de desafios que se referem aos 11 objetivos, entre os que se destacam:
– as 10 normas de segurança e saúde
– a incorporação ao Sistema Harmonizado de indicadores de acidentes de 8 países: Argentina, Colômbia, Brasil, Espanha, Portugal, Chile, República Dominicana e recentemente Costa Rica.

* Foi conhecido os planos nacionais e estratégias de segurança e saúde que estão sendo gerados nos países da região como impulso as Políticas Públicas do México, Chile, Guatemala, Panamá e Colômbia. Se observa um progresso contínuo nesse âmbito, assim como o interesse e implementação de pesquisas nacionais, como apresentado na Colômbia.

* Foi debatido sobre a necessidade de sistematizar os critérios técnicos dos órgãos de regulação, inspeção e controle da Segurança e Saúde no trabalho na Argentina, Colômbia e Chile, sendo conscientes dos desafios levantados como a necessidade de capacitação e estabilização em prevenção dos riscos laborais desses grupos.

*Também abordamos a problemática de gênero na segurança e saúde do trabalho, compartilhando as experiências no âmbito da CEPAL. Foi debatido sobre sua eficiência, inclusão e indiscriminação e se tem proporcionado ferramentas para o seu desenvolvimento.

*Temos compartilhado a inclusão da segurança e saúde no trabalho nos planos de Responsabilidade Social Corporativa, em entidades como a Cemig do Brasil e a seguradora Câmara Chilena de Construção, avançando em definitivo até a Empresa Saudável.

*Os processos de subcontratação e a importância de sua regulação como consequência do impacto em decorrência de acidentes também foi tratado no plenário.

* Foi debatido no último painel a importância e o compromisso da educação no avanço da proteção social, participando três prestigiosas universidades e o diretor da SENA da Colômbia. Neste painel foi apresentado mais de 100 materiais didáticos preventivos elaborados pela OISS, colocados a disposição da comunidade educativa da ibero-américa.

* Na primeira Sala Especializada que se desenvolveu  a maior parte do Congresso, podíamos conhecer as experiências sobre a cobertura dos riscos laborais para o setor rural, independentes e formais, com exposições da Colômbia, Bélgica e Panamá. No segundo painel foi debatido sobre como melhorar a gestão da segurança e saúde no trabalho da micro e pequena empresa, com participantes da Colômbia, Chile e Argentina.

* Na segunda Sala Especializada foi incorporado às boas práticas de prevenção de transtornos mentais e de comportamento dos trabalhadores, com palestrantes da Colômbia, Chile e Espanha. No painel sobre o cuidado da saúde do trabalhador participaram componentes da Colômbia e Espanha.

* Na terceira Sala Especializada foi tratado sobre a incorporação das novas tecnologias de gestão na segurança e saúde no trabalho com participantes da Colômbia, Espanha e Argentina. No aparato de Estratégias e Prevenção para aumentar a produtividade laboral e empresarial foi apresentado 5 pontos, havendo participado ativamente a CUT.

* Na última Sala Especializada foi debatido intensamente a Tolerância “zero” com acidentes mortais em trabalho e também sobre os  modelos de prevenção de acidentes maiores em grandes instalações. Participaram 11 palestrantes da Colômbia, Espanha, Chile, Argentina e México.

Palestrantes Brasileiros:
– Drs.. Marco Antônio Perez, diretor de Políticas de Saúde Ocupacional do MTPS.
– Drs. Marcelo Alkmin e Jaelton Fernandino , e sra. Vanessa Lyra,  da CEMIG.

Previdência Social